ANITTA E SEUS LAMPEJOS CULTURAIS

Ela pode não ser unanimidade. Muito menos digna de calçada da fama. Porém, Anitta, como um Forrest Gump, surge – de maneira aleatória – na esteira de artistas que podem deixar algum legado na carreira.

Um exemplo desses lampejos culturais ocorreu recentemente quando viu uma composição de sua autoria ser escolhida como tema do desfile da Unidos da Tijuca no Carnaval de 2025.

Anitta aliou-se ao grupo de autores que arquitetou com maestria a letra do samba-enredo oficial da agremiação, sob uma narrativa que reverencia Logun-Edé, orixá que a rege no candomblé.

Ostentando hits nacionais e internacionais, aos 32 anos a intérprete carioca guarda com carinho parcerias de sucesso com Madonna, Marília Mendonça e Major Lazer.

*Memória musical*

Entretanto, sua desenvoltura autoral (amplamente positiva com letras e rimas) vai além dos feats criados para micaretas e pode cravar seu nome no Hall daqueles que entraram na memória musical do país.

Digo “pode”, porque ainda é muito cedo para afirmar que esse feito fará parte de uma nova visão e redirecionamento artístico da cantora ou ficará restrito a mera epifania momentânea.

O terreno é fértil e precisa ser cultivado. Maria Gadu pausou a carreira e foi estudar todos os fundamentos da música. Sentiu na alma a necessidade de se aprofundar e aperfeiçoar seu dom.

*Ir além*

Uma atitude digna. Pois, já consagrada, não se contentou. Percebeu que poderia fazer algo muito maior. E fez. Hoje, coloca em prática não apenas sua arte a partir da voz, mas produz, conduz e encena todos os detalhes de seu show.

Siga, Anitta, deixe fluir sua arte. O ambiente da música brasileira carece de talentos que se perpetuem no imaginário popular com obras marcantes, sem a obrigação massacrante do sucesso solúvel.

Fiquemos atentos.

Marco Garcia

Marco Garcia é jornalista paulistano. Morou em Fortaleza por 6 anos onde desempenhou trabalhos em diversas áreas da Comunicação. Foi produtor de Jornalismo do programa Eleitoral de TV do Governador Camilo Santana (Eleições 2014), Diretor de Comunicação da Prefeitura de Redenção (CE), Assessor de Imprensa do Prefeito de Redenção (CE), Assessor de Imprensa do Sindicato de Atletas de Futebol do Ceará, Repórter Esportivo nas rádios Clube AM 1200 e Cidade AM 860. Trabalhou ainda para a CUFA (Central Única das Favelas). Antes de se mudar para o Ceará, foi Editor de Conteúdo do Portal Webtranspo e repórter na Revista Webtranspo Info, veículos localizados na capital paulista.

1 comentário

  1. Giselle Tilly

    Que texto incrível, mostra que Anitta já alcançou um sucesso significativo, mas a duvida é, será que vai deixar um legado que ira perdurar? Parabéns para imparcialidade do autor e o toque especial de deixar a curiosidade da continuidade da artista.