Vereador do PSOL critica prefeito reeleito do PSDB e cassado pela segunda vez por abuso de poder e propaganda irregular

O vereador Dr.Chiquinho (PSOL) destacou as manchetes dos principais jornais do Estado sobre nova cassação da candidatura de Zenaldo Coutinho à prefeitura. O peessedebista – reeleito em segundo turno – foi condenado por prática de crime eleitoral. Dr.Chiquinho é vereador pelo partido derrotado na campanha.

A Justiça Eleitoral cassou a chapa por duas vezes. A primeira ocorreu no dia 19 de outubro, quando o magistrado Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, da 97ª Zona Eleitoral, determinou a inelegibilidade do Prefeito de Belém. A segunda decisão reúne quatro acusações referentes a condutas vedadas: propaganda irregular e abuso de poder político e econômico.

“Felizmente, parece que algo de novo está para acontecer na cidade de Belém… E toda essa decisão está vinculada a todos os casos de denúncias de corrupções no Brasil, principalmente às fraudes eleitorais como as ocorridas aqui na capital e com uma robustez de provas contra o prefeito reeleito Zenaldo Coutinho”, destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com a oposição, por denúncias de crime eleitoral semelhantes, foi decretada a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro – Anthony Garotinho é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de comprar votos.

Luiz Pereira (PMDB) afirmou não estar surpreso com a decisão, mas ironizou dizendo já “saber o desfecho”. Como exemplo, mencionou a cassação do Deputado Federal Wladimir Costa (SD) pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Wlad” foi condenado por arrecadações e gastos ilícitos na campanha, mas mantém o mandato enquanto aguarda julgamento de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

E finalizou dizendo “espero que a verdade prevaleça, seja qual for, condenando ou absolvendo, para que a população belenense tenha certeza que temos uma Constituição Federal que seja única, que sirva para todos e não apenas para favorecer a pequenos grupos”.

 

Heliana Querino

Heliana Querino

Heliana Querino - canivete suíço, jornalista, pesquisadora, educomunicadora, coordenadora de Cultura e colunista no SegundaOpinião.jor

Mais do autor - Twitter - Facebook - LinkedIn

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.