A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu a proposta que aumenta a transparência do programa Bolsa Família por meio de divulgação pública dos nomes dos beneficiários e dos valores que receberem. Ela destacou a importância do programa de transferência de renda, mas, segundo a senadora, uma série de abusos tem comprometido a cobertura das pessoas que realmente necessitam do benefício.
— Aí não haverá mais dinheiro jogado pelo ralo e não haverá, também, uso político-eleitoral de um programa de alto alcance social, como aconteceu em relação ao Bolsa Família. Nós queremos preservar este programa.
Ana Amélia lamentou que as contas públicas brasileiras ainda sejam pouco submetidas a auditorias, e a falta de controle no Bolsa Família tenha permitido até a inclusão de empresários, servidores públicos e doadores de campanha como beneficiários.
Segundo a senadora, a crise do Brasil reflete o longo adiamento das reformas necessárias para o desenvolvimento. E o desequilíbrio das contas públicas causou a “corrosão” da rede de proteção social.
Agência Senado