Senador Raimundo Lira (PMDB-PB): sem Cláusula de Barreira, barganha de falsos partidos continuará

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) afirmou que a reforma política não vai resolver todos os problemas do sistema político brasileiro:

Segundo o senador “existem partidos demais com representação no Congresso Nacional. São 28, atualmente, quando em outras democracias costuma-se ter de 4 a 6 legendas. Além disso, existem mais de 30 partidos registrados na Justiça Eleitoral e com os pedidos que estão na fila esse número poderá subir para mais de 40”.

Raimundo Lira afirmou que  a cláusula de barreira aprovada pela Câmara não é boa, porque se um partido eleger um senador ou um deputado federal já terá acesso a dinheiro do fundo partidário e à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

“Temos um conjunto pequeno partidos que atendem as expectativas da população brasileira e um conjunto maior, infelizmente, de agremiações que aproveitam as brechas do sistema para barganhar horário na propaganda eleitoral gratuita para usufruir também do fundo partidário. Precisamos acabar com isso. Só a imposição de uma cláusula de barreira fará sobreviver apenas os partidos comprometidos com as reais necessidades da população brasileira”.

 

Heliana Querino

Heliana Querino Jornalista

Mais do autor - Twitter - Facebook - LinkedIn

Heliana Querino

Heliana Querino Jornalista