Resenha “Sapiens, uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari

Este conteúdo tem acesso restrito, digite a senha abaixo e obtenha acesso. Entre em contato com o Autor do artigo para obter a senha de acesso para desbloquear a leitura.

Osvaldo Euclides

Osvaldo Euclides

Economista e Professor Universitário.

Mais do autor

10 comentários

  1. Avatar

    Humberto Kremer

    Uma obra a ser contemplada por pessoas inteligentes e que não tenham a necessidade de acreditar em “histórias da carochinha”, “papei Noel”, “coelhinho da páscoa”, “mula sem cabeça”, “saci pererê, “bicho papão”, muito menos necessitam fazer da fé suas muletas. Não recomendo para aqueles que devotam o terrorismo pregado pelos milenares livros religiosos, elaborados por pastores em busca de rebanho. De todo o charlatanismo que já vi em tais livros, essa última parte tem, pelo menos, um sentido verdadeiro: O pastor cuida do rebanho com um único objetivo: sacrificá-lo, devorá-lo, comê-lo. Enfim, é um livro para quem não sofre com o complexo do carneiro (ou do carneiro, cabra, boi, vaca, etc). Mas aqueles que adotam o cordeirismo como estilo e fonte de vida, fica o meu respeito, até porque cada um sabe aquilo que apetece a sua alma – no mundo, há gosto para tudo.

  2. Avatar

    Ana

    Incrivel como as pessoas deixam de acreditar no livro mais antigo da biblia que já premeditava tudo o que esta acontecendo no mundo hoje. Incrivel como o ego do ser humano se contra põe em sua inteligência! Mais talvez porque estes sim são os unicos que vieram do macaco e por isto não pensam por si só!! A resposta que todos procuram esta em unico livro escrito a mais de dois mil anos atras e a sua vetacidade é comprovada na vida de quem não se julga superior e esta a de fato querendo saber a verdade nna não conforme a sua própria verdade, a que ela própria idealizou para satisfazer seu ego!!

    • Avatar

      ROGERIO

      CONCORRO COM VOCÊ, EU NA VERDADE GANHEI O LIVRO, LOGO DE CARA JÁ NÃO GOSTEI DO QUE TAVA LENDO, POIS CONTRARIAVA TUDO EM QUE ACREDITO.

  3. Avatar

    Maria Monteiro Barcelos

    Muito boa resenha. Achei ótimas as partes destacadas pelo autor. Refletem bem o clima do livro. Compartilhei essa resenha.

  4. Avatar

    Carlos Bahia

    A ciência e a fé andam juntas, não conflitam, mas se completam. A religião é coisa de homens e quando dogmática se contradiz a si mesma. A fé é inerente ao ser humano inteligente, que questiona, que ama seu semelhante, que busca o conhecimento e um ser superior. Não é soberbo, prepotente, antes admite que quanto mais se dedica a ciência menos sabe. Certa ocasião um jornalista perguntou para Einstein, como conseguia fazer descoberta incríveis com formulas tão simples? Referindo-se a teoria da relatividade (E= mc²). Einstein respondeu: sempre que me deparo com dúvidas em meus estudos, imagino como Deus poderia ter criado. E procuro pesquisar seguindo a logica do CRIADOR. Surpreendeu aqueles que julgavam que Einstein era ateu. A vida tende perder sentido quando perde-se a esperança no porvir, e o pânico e a depressão, intolerância, ganância e violência toma conta da sociedade.