RAZÃO E DELICADEZA, por Íris Cavalcante

Em algum lugar entre a razão e a delicadeza, deve habitar o amor. Uma sementinha que nasce de encontros casuais ou planejados pelos infinitos.

Esta sementinha precisa ser cuidada, regada, mimada, porque são muitos os desgastes dessa vida. A sementinha dá frutos, pode ter vida longa e tornar-se para sempre, pelo poder da multiplicação; da mesma forma que ela pode atingir um declive na existência, murchar e morrer. Não há quem seja capaz de dizer que ela nunca existiu. Um dia ela floresceu, tornou-se viçosa, mas não foi regada o suficiente para subsistir.

Quando a razão se sobrepõe à delicadeza, cria-se um hiato, falta o cuidado que é o alimento de qualquer vida ou relação. Assim é o amor. Sem o cuidado, o amor pode seguir por estranhos e impensáveis caminhos: da mágoa, do ressentimento… Digo que ali, não há vilões nem vítimas. Uma sucessão de equívocos, sim.

A mágoa adoece a alma, o corpo e todos os que convivem com ela. Nesse momento, há que se buscar a cura para que o amor possa renascer a partir de outros amores ou de outros olhares, porque o amor se transmuta e o movimento da vida é contínuo.

Talvez eu não tenha comunicado a grandeza do amor que senti. Aqui eu peço perdão e perdoo, porque a palavra escrita é minha melhor maneira de me aproximar dos que amo ou dos que amei.

Iris Cavalcante

Iris Cavalcante

Íris Cavalcante é especialista em Escrita Literária e MBA em Administração Estratégica. Estreou na literatura em 2003, teve publicações como autora independente, participação em coletâneas e revistas eletrônicas. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2018 na categoria poesias com o Vento do 8º andar.

Mais do autor

1 comentário

  1. Avatar

    Jaime Soares

    Parabéns, querida Íris!

    Texto de bom gosto e de verdade.
    No fim todos somos histórias. De amor. Seja esse o maior dos capítulos.
    *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.