Pré-leitura do livro “Entre mitos e fantasmas”, de Michael Bocádio

O AUTOR

Michael Bocádio, formado em Filosofia, é professor, pesquisador e escritor. Atua também como Consultor Acadêmico.

A PUBLICAÇÃO

O livro “Entre Mitos e Fantasmas – um guia de iniciação ao pensamento político”, de autoria de Michael Bocádio, foi lançado em 2023 pela editora Dialética, com 112 páginas.

CIRCUNSTÂNCIAS

A ampla maioria dos brasileiros não recebe informação política em quantidade e qualidade mínimas, não tem formação e consciência necessárias para compreender a realidade e defender seus direitos e interesses.

No entanto, o cidadão é bombardeado pelo noticiário político no jogo sem fim da disputa de poder. Como ele não tem prática política e não conhece a teoria, toma posições a partir de ‘mitos’ (criados a partir do senso comum) e ‘fantasmas’ (consequência da complexidade da ciência política).

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO

O autor propõe este livro como uma forma de ajudar os jovens e os não-iniciados a compreenderem o jogo de poder com um nível básico de consciência crítica.

É uma proposta original na forma, no conteúdo e no estilo. O autor empenha-se em ser simples e pedagógico. Percorre conceitos fundamentais e traz para as páginas centrais os grandes nomes da ciência política (Thomas Hobbes, John Locke, Maquiavel, Rousseau…). Oferece ao leitor ferramental de análise que julga capaz de descomplicar a questão. Cabe ao leitor deixar-se envolver e também empenhar-se para alcançar a compreensão.

O LIVRO

O livro está estruturado em duas partes que se desdobram em oito capítulos breves, além de introdução, apresentação e conclusão, todos acompanhados de referências bibliográficas.

O texto se desenrola como uma palestra ou conversa que busca ser amigável e didática e usa conceitos centrais como “janelas” desse diálogo autor-leitor. Aqui entram a sociedade civil, o Estado e as classes sociais, contrapondo-se à individualidade e à coletividade ou aos “salvadores da pátria”, tudo para tentar desenvolver a consciência crítica dos realmente interessados.

INSIGHTS

“A ação política é uma ação com base no conhecimento da realidade.

“Passividade e ignorância caminham lado a lado e essa combinação é desastrosa quando se trata de política.

“A população brasileira foi considerada a segunda mais mal informada do mundo.

“Quando observamos o crescimento de fenômenos como o negacionismo e o movimento antivacinal… é que se entende de que solo cresce a erva-daninha do obscurantismo de nossos dias.

“É exatamente em períodos como os que estamos vivendo, que o esforço de emergir da subjetividade para a racionalidade na discussão política deve ser feito.

“…a Teoria Política na Antiguidade era uma ordem de conhecimento que estava subordinada a outra teoria, mais abrangente e da qual devia pressupor: a Ética, ou seja, sobre valores morais e costumes.

IDEIAS CENTRAIS

“Apesar de todos estarem absorvidos com sua própria ordem de problemas, havia problemas comuns e valores comuns que levavam as pessoas a decidirem coletivamente como lidar com eles. Estes assuntos que diziam respeito à esfera da polis, ou seja, da Política.

“A contradição é um aspecto objetivo da realidade social e não apenas um problema de análise. Uma análise política minimamente séria deve entender quais as contradições sociais mais importantes da sociedade e levá-las em conta quando for investigar os problemas políticos.

“A palavra História relaciona-se à noção de investigação. Assim, o resgate do passado está associado à investigação pelas explicações causais da situação presente. Desta forma, são as necessidades e os problemas do presente que condicionam a investigação histórica.

“Nunca devemos esquecer de que a fonte da qual os conceitos são pensados é a vida concreta e as suas contradições. A teoria não deve fugir destas últimas, mas torná-las tecnicamente compreensíveis.

“…diferenciar não é o mesmo que isolar. A Política não se confunde com as outras formas de manifestação social, como os nossos costumes culturais, as nossas crenças, até nossos desejos individuais, mas se relaciona direta e indiretamente com todos estes aspectos. Ela influencia e ao mesmo tempo é influenciada por todos os aspectos da vida social.

“É, portanto, com a noção de indivíduo que o pensamento político criou o ponto de partida para uma compreensão do gênero humano tal como hoje se apresenta, ou seja, como algo que está para além das diferenças culturais, sociais, geográficas…

Osvaldo Euclides de Araújo

Osvaldo Euclides de Araújo tem graduação em Economia e mestrado em Administração, foi gestor de empresas e professor universitário. É escritor e coordenador geral do Segunda Opinião.

Mais do autor

Osvaldo Euclides de Araújo

Osvaldo Euclides de Araújo tem graduação em Economia e mestrado em Administração, foi gestor de empresas e professor universitário. É escritor e coordenador geral do Segunda Opinião.

3 comentários

  1. Osvaldo

    Vamos em frente, caro Professor Michael, aguardando seu próximo livro e seus próximos artigos, felizes em tê-lo conosco no Segunda Opinião.

  2. MICHAEL MELO BOCÁDIO

    Olá, acabo de ler com muita alegria a sua resenha sobre meu trabalho. Fico muito honrado com a leitura e com a atenção dispensada. Abraços!!!