O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou nesta segunda-feira (8), em Plenário, a realização da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento conta com a participação de prefeitos de todas as regiões do país. Para o parlamentar, é preciso resolver a questão federativa, estabelecendo-se maior equilíbrio na distribuição de recursos públicos entre a União, os estados e os municípios.
Confúcio sublinhou que a maior parte dos recursos arrecadados com a cobrança de tributos fica concentrada nos cofres da União, sufocando financeiramente os munícios, o que dificulta a prestação de serviços para a população por parte das prefeituras.
— A coisa não está certa, a distribuição da riqueza, a concentração aqui em Brasília, a mentira, a falsidade, a enganação, não só desse governo, mas de todos os governos brasileiros — não sei de que data é — que ficam enrolando os prefeitos e governadores, criando desvinculação de receitas, guardando o dinheiro que podia ser distribuído para os prefeitos e governadores do Brasil — disse Confúcio.
Reforma agrária
O senador criticou ainda o governo federal por paralisar a reforma agrária no país. Para ele, a ação pode piorar a questão fundiária. Ele defendeu a regularização de terras urbanas e rurais para estimular a produção, gerar emprego, aumentar o produto interno bruto (PIB) e também reduzir a violência, especialmente no campo.
Agência Senado
Johnatan Ivini
sim