Deputador Heitor Ferrer diz que Ministro da Saúde desrespeita a sociedade

O deputado Heitor Férrer (PDT) fez críticas ao  Ministério da Saúde, diante da possibilidade de adotar uma nova diretriz sobre cesarianas, onde é descartada a presença do médico neonatologista na sala de cirurgia quando não houver risco para o bebê e para a mãe.

“Esse primeiro minuto de vida é considerado o minuto de ouro, e o Ministério diz que não há necessidade da presença do pediatra? Essa é uma questão de desrespeito com a sociedade. Essa medida aumenta o risco de óbito dos recém-nascidos em virtude de complicações do parto”.

“Antigamente, o parto era feito apenas por um clínico geral. Hoje, conta com a presença de obstetra, pediatra, anestesista, além de toda uma equipe preparada para garantir um procedimento seguro. “Hoje temos a assistência não só do obstetra, mas do pediatra neonatologista, que é quem socorre a criança em um momento de infortúnio”.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PMDB) classificou como  medida abusiva . “Se as mulheres já não têm direito nem a um pré-natal de qualidade, como podem julgar que, na hora do parto, dará tudo certo?”

 

Heliana Querino

Heliana Querino Jornalista

Mais do autor - Twitter - Facebook - LinkedIn

Heliana Querino

Heliana Querino Jornalista