DECLARAÇÃO DE VOTO – VEREADORA: CHRIS ESTRELA 11.234

No começo do ano pensei: prefiro votar numa mulher para a Câmara. Também prefiro que seja jovem e tenha formação superior. Mas tudo isso eram preferências. Decisivos  para colocar alguém no parlamento municipal são dois compromissos básicos: fiscalizar o orçamento (o prefeito manuseia 13 bilhões de reais por ano) e a qualidade do serviços  de saúde, educação, transporte, limpeza urbana e iluminação. Esta é a maneira mais eficaz de uma vereadora contribuir com a cidade e com a parcela majoritária da população que precisa e usa o serviço público. Vou mais longe: se metade dos vereadores tivessem cumprido estes dois compromissos nos últimos cinco anos, Fortaleza já seria uma cidade muito, muito melhor do que é. Para todos: ricos e pobres, jovens e idosos, centro e periferia. Vamos agir nos próximos cinco anos por uma Fortaleza humana (com todos), justa (com a maioria) e sustentável (para sempre).

Chris Estrela (11.234) tem estes dois compromissos. Ela é advogada, foi executiva e é empresária com experiência em indústria, comércio e serviços. Será minha vereadora e dela cobrarei atuação firme nas duas funções (fiscalizar o orçamento e a qualidade dos serviços). É mulher jovem, tem vocação politica, é pessoa de diálogo, tem energia e firmeza.

A trajetória e a atuação dela no mundo dos negócios a qualificaram.

Entrei no Portal da Transparência da Prefeitura para ver alguma prestação de contas. Bem, o que vi foi o orçamento de 2024 para Fortaleza em linguagem incompreensível, de contabilidade, de diário oficial, em dois volumes, e, creiam, em 1.227 páginas. Não informam, desinformam. Mais confundem do que esclarecem. Uma enxurrada de números e rubricas em quadros ilegíveis ou incompreensíveis. Vão dizer que cumprem a lei. Não, usam a lei para cobrir a desfaçatez. O que escondem?

Quanto à qualidade do serviço público, a primeira ideia dela é implantar um sistema de avaliação da satisfação do usuários e das usuárias. Como disse Edward Deming, criador da gerência da qualidade total, “não se pode gerir o que não se consegue medir”. Ponto de partida.

Minha candidata também se propõe a convencer Câmara e Prefeitura a implantar 12 bibliotecas em 12 bairros com um acervo de um milhão de livros. Isto fará de Fortaleza a capital brasileira da Leitura. Vocês que estão me lendo conseguem imaginar quanta coisa boa um projeto assim traz para adolescentes, jovens e idosos? Pense na tranquilidade de pais e mães ao saberem que suas filhas e filhos vão estar na biblioteca…

Ah, Chris Estrela também traz a semente da Casa da Mulher Empreendedora. Pense em mulheres se reunindo e se unindo, se organizando para colocar ideias individuais e coletivas em prática, criando ONGs e empresas e fazendo a boa mobilização para se realizarem na vida e melhorarem seu bairro, sua cidade. 

Chris Estrela.  11.234. Faça seu voto valer. Bote fé nessa mulher.

Osvaldo Euclides de Araújo

Osvaldo Euclides de Araújo tem graduação em Economia e mestrado em Administração, foi gestor de empresas e professor universitário. É escritor e coordenador geral do Segunda Opinião.

1 comentário