À Máscara

 

    São 17h. Ando pela rua como quem procura. O sol, a lua? O mistério do planeta. O certo é que ando só. No caminho, alguém. Mas estou só, estou sem; diz o poeta. E eu refiro. Estar só é poderoso. Faz-te olhar para o adiante. Vem vindo alguém. Alguém está ali, mas há algo estranho…

    Há um tempo que eu não saio. Sério mesmo. Talvez um olhar pelo portão ou um pé na calçada. Colocar os dois pra fora ao mesmo tempo não. Isso desde aquele dia, naquele mês, naquele horário. As coisas aparentemente mudaram pra mim. No mesmo dia eu vi “2012” e pensei em possibilidades. Mas, pois bem, voltemos ao alguém…

    Era fim de tarde no interior, aqui. Eu ia andando pela rua como a muito não fazia e talvez tinha um certo medo até. Tempos de pandemia não são tempos de constância. “Nada é para sempre”, lembrei. E o alguém lá, desprovido. Um transeunte comum. Vinha com a boca aberta, cheio de si. Falando um não sei o quê de futebol, honras ao pai. Fiquei me perguntando se o pai dele poderia ser desligado… Segui. Me demorei olhando porque eu e ele tínhamos algo de muito diferente. Não no sentido de em cima e em baixo. Só diferente. Seria eu pior?

    Não tive a resposta. Assim como não descobrirei se ele adoecerá. Talvez seja isso também: ter incerteza. A pandemia veio de com força na nossa segurança outrora implacável. Não há mais. Um pequeno indivíduo da escala dos nanômetros me fez repensar tudo o mais que há em mim e eu dentro disso tudo. As coisas tem poder, as coisas. No certo por isso, eu fico comigo; e com a minha máscara também. 

    Viver é preencher vazios.   

David Augusto

David Augusto

Me conheço David e me reconheço todo dia. Sou estudante universitário, me viro por opistótonos e sou leitor-todo-dia. Acredito na essência do que vem e, sobretudo, no que o tempo e eu somos capazes. Tenho na mente o sê todo em tudo e em cada e no coração um quê de eternidade. Escrevo porque é o porquê.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.