A natureza, bela e fértil, surgiu “do nada”. É abundante e, a um só tempo, mansa e avassaladora. Acalenta em seu seio riquezas infinitas, mas exige obediência extrema às suas leis.
O homem, dotado de inteligência fenomenal, é seu filho soberano e paradoxalmente hegemônico em criar e depredar.
Com a sua beleza e inventividade abre o sorriso da querida “Mother Nature” e a faz chorar, açoitando-a sem compaixão.
Visivelmente grande e valente, o homem é um delinquente nato, que desafia as Leis Naturais e nocauteia mortalmente seus irmãos. Há que lutar agora com um adversário minúsculo e invisível que o enfrenta de forma audaciosa, matando-o por asfixia.
A peleja é grande. Os dois estão em pé no centro do ringue, boxeando-se sem parar. É uma luta de gigantes e de um único “round”. Quem cair, perde. Não haverá empate técnico.
Já antevejo o nosso guerreiro sendo aclamado vencedor e o ringue ensanguentado e com a toalha jogada no tablado.
O homem-trabalhador recebeu um “jab” no queixo, balançou, foi às cordas e não caiu, mas está cansado e arquejando. Vou reanimá-lo, prescrevendo quatro doses do poderoso fortificante: o Círculo da Excelência.
Pegue uma folha de papel, uma caneta e siga as orientações:
Desenhe um sinal de adição grande como este + bem no centro da folha. No quadrante superior esquerdo escreva I I que são as letras iniciais de Inconscientemente Incompetente. No quadrante superior direito escreva C I, iniciais de Conscientemente Incompetente. Dando sequência, escreva C C no quadrante inferior direito que são as letras iniciais de Conscientemente Competente. Por último, no quadrante inferior esquerdo, escreva I C que são as iniciais de Inconscientemente Competente.
Estou passando pra você, de forma simples e prática, uma ferramenta robusta do pugilismo laboral e de bem-estar, sem efeito colateral; a essência é da Programação Neuro-Linguística (PNL). É uma taxonomia em quatro doses apenas e que serve para medir o nível de maestria que você precisa para enfrentar e vencer qualquer luta.
Antes de dar mais detalhes e, com o intuito único de distanciar qualquer dúvida do seu rico imaginário, apresento minhas credenciais: sou Master Practitioner em Programação Neuro-Linguística (PNL) e Master Coach … com longa experiência na área de Desenvolvimento Humano.
O Círculo da Excelência, bem utilizado, fará de você um Profissional de Alta Performance e com acesso a novos patamares no Mercado de Trabalho.
ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES I:
Se você vai estudar mandarim e não sabe absolutamente nada desse idioma, seu nível de maestria é I I = Inconscientemente Incompetente.
No final da primeira aula você já sabe que o Mandarim não tem alfabeto e a escrita é mediante caracteres que representam ideias etc e tal. Você já evoluiu para o nível C I = Conscientemente Incompetente.
Se ao concluir o curso básico você já entende, fala, lê e escreve a linguagem desse nível, mas se comunica de forma mecânica, sem desenvoltura, você migrou para o quadrante C C, ou seja, Conscientemente Competente.
Quando concluir o curso avançado de Mandarim, falar fluentemente e de forma automática, você foi para o quadrante I C = Inconscientemente Competente.
Pare e revisite os quatro parágrafos acima, analisando a evolução: I I,
I C, C C e I C no desenho que fez no centro da folha de papel.
ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES II:
I I = desconheço totalmente o conteúdo; C I = tenho uma visão panorâmica do conteúdo; C C = opero mecanicamente parte do conteúdo;
I C = opero com maestria todo o conteúdo.
O Círculo da Excelência lhe ajudará em “N” situações da vida real. Faz parte do acervo de novas tecnologias de realização pessoal e profissional. É meu presente quarentenal para você.
Paz e Luz!