Tecnologia digital e lei de transparência juntas podem combater a corrupção na administração pública, diz senador do PSB

O senador João Capiberibe (PSB-AP) ressaltou nesta terça-feira (14) a importância das redes sociais e do aplicativo whatsapp na fiscalização do uso do dinheiro público, o que se tornou possível graças à obrigatoriedade de o poder público colocar na internet a execução orçamentária.

Em seu estado, por exemplo, há no whatsapp grupos que acompanham o andamento de obras e cobram do poder público e das empresas a correta execução dos serviços contratados. Também ele e sua equipe mantêm um projeto pioneiro que ensina a população a fazer esse tipo de controle usando instrumentos disponíveis na internet.

Na maioria das vezes, segundo João Capiberibe, as pessoas querem saber do dinheiro destinado à escola em que estudam seus filhos. Às vezes, elas constatam, pelo Portal de Transparência, que o dinheiro já foi liberado, mas ainda falta merenda escolar, comentou.

— A tecnologia digital e a lei de transparência, juntas, possibilitaram o surgimento desse projeto exitoso de democracia direta, facilita a fiscalização, e o controle dos gastos e ainda é o caminho para que todos nós possamos combater a corrupção. É uma maneira de, não só combater, mas também de prevenir para que não aconteça.

João Capiberibe contou ainda que mantém uma página no facebook, chamada “deolhonaemenda”, que permite ao cidadão acompanhar a destinação e execução de emendas que ele apresentou ao Orçamento.

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.