Psicopatas são indivíduos perversos que desrespeitam as leis, os costumes sociais e que não consideram os direitos dos outros. São isentos de remorso, arrogantes, e se consideram superiores. Desprezam quem não lhes engrandece e ficam irados quando alguém descobre suas mentiras, e se descobertos, fazem de tudo para destruir quem descobriu, mentem, omitem informações.
Usam sua grandiosidade contra os outros sendo um vaidoso à procura de reconhecimento.
Age sem ausência de culpa e sem manifestação de sentimento em relação aos danos que provocou nas pessoas, e quem não o bajula, é tratado por ele com hostilidade.
A psicopatia está ligada a questões inatas, genéticas, enquanto a sociopatia a questões sociais e ambientais, e o diagnóstico é sempre de algum transtorno de personalidade. O psicopata é teatral e possui a dissimulação como comportamento central enquanto que o sociopata destrói a vida dos outros por conta de suas ações e sempre deixa pistas.
Geralmente têm grandes laços familiares com dificuldade de permanência em ambiente com regras, são lisos e impulsivos. Rompem relacionamentos pelo desejo de poder e não lidam bem com o crescimento do outro, porque sentem a necessidade de estar sempre no centro das atenções.
Não entendem que pessoas têm sentimentos e que suas ações podem destruir a vida alheia. Tem dificuldade de aceitar que o outro pensa diferentesendo capaz de o prejudicar na “surdina”, mas em público o trata bem agindo como se nada tivesse feito, são falsos.
Existem níveis de gravidade destes transtornos, sendo o psicopata um sociopata cuja expressão da doença é mais grave.
Trata-se de um transtorno de personalidade e a ausência de remorso os faz persistir no mesmo comportamento por não se arrependerem e não se responsabilizarem por suas atitudes, e quando são pegos, justificam suas atitudes, como por exemplo: … “fiz isto para ajudar meu parente, amigo, etc.”…
Exemplos de sociopatas são os corruptos, os charlatões, enfim, pessoas que têm ascendência sobre os outros ou grupos, que exploram pessoas com golpes e mentiras para produzir benefícios para si ou para “proteger”parentes e amigos próximos.
São pessoas de muitos amigos, o que acaba por facilitar se comportarem desta maneira. Eles estão por aí, sendo cada vez mais necessário identificá-los.
Música “A Vida é Bela” com Michele Garruti.
Foto @edgar.maluf ©