Produzir Bem ou Produzir Mais?

 

Meus amigos, profissionais. Inseridos ou em busca de reinserção profissional… ouvimos muito falar em duas palavrinhas que, na maioria das vezes, são lembradas separadamente. Mas a verdade é que as duas andam de mãos dadas dentro das organizações e as empresas estão cada vez mais atentas a isso ao avaliarem as competências de seus profissionais.

Quando estamos falando de gestão empresarial, dois indicadores são considerados fundamentais: *qualidade e produtividade*. Costumamos dizer que não apenas a empresa, mas também o profissional está no caminho certo quando encontra o equilíbrio entre estes dois indicadores.

Pensando nisso, nós profissionais, precisamos estar atentos a detalhes que fazem a diferença dentro do ambiente corporativo, pois o aumento da produtividade está diretamente relacionado à mudança de hábitos. Isso mesmo, hábitos que você precisa mudar para aumentar sua produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a satisfação do cliente.

Entenda que, para se manter firme no mercado, qualquer tipo de empresa buscará constantemente por este equilíbrio, uma vez que a concorrência, hoje em dia, tem sido cada vez maior. Sabe-se bem que, se as necessidades de um cliente não estiverem sendo atendidas em determinada empresa, não há dúvidas de que ele procurará outra que o atenda de forma satisfatória.

Como sugestão, procure utilizar seus recursos da melhor maneira, otimizando tempo, cortando desperdícios, sem deixar de se preocupar com a qualidade do seu serviço que resultará na fidelização daquele cliente.
Combine também eficiência e eficácia. Essas palavras possuem significados diferentes, embora muitas vezes sejam usadas como sinônimos.

Então, esteja atento, e melhore sua performance profissional mantendo em equilíbrio os dois indicadores que tratamos aqui, pois a gestão da qualidade que antes era tida apenas como uma área da gestão da produção, atualmente, passou a ser considerada uma variável estratégica para as empresas, capaz de gerar diferenciais competitivos de alto valor para a organização.

 

Daniella Cruz: Psicoterapeuta, Educadora, Palestrante. Consultora em Desenvolvimento Comportamental e Performance Profissional. MBA em Gestão de Gente e Liderança.

Daniella Cruz

Daniella Cruz é Psicóloga, orientadora de Carreira. Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança. Trabalhou na Europa na execução de projeto voltado para a neuropsicologia e acompanhamento de idosos com Alzheimer e outras demências. Tem participação em antologias literárias e é colunista no SegundaOpinião.jor.