Processo Seletivo On-line: O que muda na preparação para uma entrevista de emprego?

Não é difícil perceber que muita coisa mudou no último ano. Estamos vivenciado um período de pandemia que gerou a necessidade de reorganização de modelos, inclusive na forma de recrutar e selecionar pessoas. Recrutar, selecionar, entrevistar profissionais on-line é, sem dúvida, a forma mais viável para dar seguimento os processos que estavam empancados devido a necessidade de distanciamento físico.

É óbvio que essa metodologia não é algo completamente novo, mas pensar nesse novo formato de processo seletivo, completamente on-line ainda causa um certo receio em muita gente. A verdade é que quase tudo que era presencial migrou para o on-line e as entrevistas de emprepo não ficam de fora dessa lista de velozes atualizações e adaptações.

Mas será que você está, de fato, preparado para uma entrevista on-line?

Para que você possa ser mais assertivo e para que suas chances de contratação aumentem, seguem algumas dicas que farão diferença em um processo seletivo.

Esteja atento a alguns detalhes:

1. Sua conexão de internet precisa estar funcionando e te permitir participar do processo de forma tranquila e contínua;

2. Saiba se portar diante de uma câmera. Concentre-se, treine e prepare-se para ser o mais natural possível, isso não significa ser desleixado, muito menos passar a imagem de que está posando para um book fotográfico vai te garantir uma contratação. Postura profissional continua sendo imprescindível.

3. Cuidado com a imagem. Pense no visual. Recrutadores querem contratar profissionais que ao olharem para eles, percebem que a imagem pessoal desses profissionais têm a cara da empresa. Então, atenção para a forma de vestir e se portar. Nada de exageros e nada de descuido. O caminho do meio sempre é mais assertivo.

4. Escolha adequadamente o local onde sua entrevista será feita. Defina o equipamento que você irá usar. Smartphone, tablet, notebook, o que quer que seja, precisa ser testado antes. Desative ou feche outros programas para que eles não lhe atrapalhalem durante a conversa com o recrutador. Verifique o posicionamento da câmera. O que aparece na parede atrás de você? Uma prateleira bagunçada, um cabide com roupas e bolsas penduradas, um varal de toalhas molhadas? O local ideal é aquele bem iluminado, limpo, organizado e o mais silencioso possível.

5. Tenha sempre papel e caneta por perto para anotações relacionadas à vaga.

6. Seja pontual. Não é por ser um processo on-line que a pontualidade deixou de ser importante. Esteja pronto para iniciar o processo minutos antes do horário agendado. O recrutador pode ter a necessidade de antecipar alguns minutos da sua entrevista. Se for este o caso, esteja disponível.

Seja detalhista, se antecipe aos fatos. Veja tudo com cautela e realmente se prepare para a entrevista. Escolha o melhor local e pense nos detalhes que falamos aqui, isso mostra cuidado da sua parte e com toda certeza te fará ser visto pelos recrutadores de forma bem mais positiva.

Daniella Cruz, Psicoterapeuta, Educadora, Palestrante. Consultora em Desenvolvimento Comportamental e Performance Profissional. MBA em Gestão de Gente e Liderança.

Daniella Cruz

Daniella Cruz

Daniella Cruz é Psicóloga, orientadora de Carreira. Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança. Trabalhou na Europa na execução de projeto voltado para a neuropsicologia e acompanhamento de idosos com Alzheimer e outras demências. Tem participação em antologias literárias e é colunista no SegundaOpinião.jor.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.