Pré-leitura do livro ‘O poder da ação’ de Paulo Vieira

BONS MOMENTOS

— A abordagem é muito simples: cada um tem a vida que merece. Mude sua atitude e você mudará sua vida e seus resultados. Acredite, tenho visto milhares de pessoas mudarem suas atitudes diante da vida. Pessoas que decidiram pagar o preço das mudanças. Pessoas que decidiram que podiam ser, fazer e ter mais da vida. Convido você a acordar e assumir sua real identidade, e garanto que este livro vai lhe ajudar a descobri-la.

— A única coisa que pode tirar alguém da zona e conforto é a ação direcionada. Direcionada para suas metas, seus objetivos e seus desejos. No entanto, veja bem: para tirá-lo da zona de conforto, não precisa ser a melhor ação, não precisa ser a ação mais acertada nem a mais eficaz a ser posta em prática. Qualquer ação direcionada sutilmente para seus objetivos já inicia o processo de mudança e libertação da zona de conforto.

— A crença de que foi você que se colocou, ou pelo menos se permitiu estar onde está, é muito salutar. Afinal, se foi você que se colocou na situação de vida que está hoje, por pior que ela seja ou esteja, foi você o timoneiro de sua vida, foi o responsável, foi o condutor do seu caminho até aqui. E como condutor, como timoneiro da sua vida, você obteve resultados, e não necessariamente fracassos. Dentro dessa perspectiva, se você não está satisfeito com os resultados que tem obtido, basta reconhecer o que está errado, que suas escolhas e seus caminhos não têm sido satisfatórios, e então direcioná-los de forma autorresponsável, objetiva e conscientemente.

— A primeira questão é em que ou onde colocar o seu foco. Muitas pessoas colocam seu foco em ganhar mais dinheiro. E vem a pergunta: será que nesse momento sua família não precisa de mais atenção do que de dinheiro? Outras pessoas estão completamente focadas em seu esporte e hobby, dedicando de três a quatro horas por dia a ele. E de novo a pergunta: será que sua carreira profissional não está necessitando mais de sua atenção e de sua presença do que sua performance atlética?

— O que você vai aprender neste capítulo é uma completa e profunda reprogramação de suas crenças através unicamente de uma nova maneira de comunicar interna e externamente, verbal e não verbalmente. E, quando falo de reprogramação de crenças, eu me refiro a ovas sinapses neurais, novos programas mentais, um novo estilo de vida e conexão humana. E o resultado dessa nova maneira de comunicar é a abundância financeira, familiar, saúde física e muito mais.

— Não estou dizendo que suas verdades ou as verdades das outras pessoas sejam ruins ou boas. Só estou questionando a validade delas para o seu momento presente. Afinal, as respostas são fundamentais, porém não superam as perguntas em importância e poder. Pois as respostas são temporais e limitadas, enquanto as perguntas são exatamente o oposto disso.

— Muitas pessoas se perguntam por que são pobres ou por que são ricas, e a resposta mais fácil e simples é culpar seus pais, o ambiente em que vivem ou até o governo. Contudo, sempre veremos pessoas em ambientes pobres que se tornam ricas. E veremos pessoas felizes apesar de estar vivendo em grande adversidade. Quero neste capítulo trazer outra possibilidade para nossos resultados e nosso estilo de vida: nossas crenças.

CURTAS

— O que eu desejo para você é que não apenas não lhe falte dinheiro, mas que você tenha dinheiro sobrando. Desejo a você uma vida abundante.

— Tem poder que age, e mais poder ainda quem age certo.

— Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado; sendo assim, é o único que pode mudá-la.

— Foco é a capacidade de aproveitar as condições naturais disponíveis a qualquer um e produzir poder e gerar mudanças ao concentra-se em um único ponto a cada momento.

— Tudo comunica. O tom de voz comunica, o olhar comunica, o corte do cabelo comunica, os gestos comunicam, a postura comunica. Tudo comunica, até omissão e ausência comunicam. E toda comunicação emite simultaneamente um comando externo e outro interno.

— Sua mente responderá a todos os questionamentos que você lhe fizer, mas primeiro faça-os verdadeiramente. Depois, apenas relaxe, pois as respostas virão.

— As três maiores características de uma pessoa com crença de não merecimento são: perder, não terminar o que começou, e depois de tudo isso recomeçar.

A PUBLICAÇÃO

O livro “O poder da ação – faça sua vida sair do papel”, de autoria de Paulo Vieira, foi lançado em 2015, pela editora Gente, com 255 páginas e prefácio do médico, palestrante e escritor Roberto Shinyashiki. A obra tem aparecido há meses em várias listas de mais vendidos.

O AUTOR

Paulo Vieira é escritor, coach, palestrante e instrutor na área de desenvolvimento pessoal, atuando em todo o Brasil e no exterior. Também é professor da Florida Christian University, onde fez mestrado e doutorado.

CIRCUNSTÂNCIAS

Paulo Vieira desenvolveu uma metodologia própria para dar suporte ao seu trabalho como coach, um tipo de consultoria normalmente direcionada ao desenvolvimento pessoal e profissional. É o Método CIS Coaching Integral Sistêmico. O livro é a exposição e a defesa do método, num texto que se apoia também na experiência de décadas do autor também como instrutor (seus cursos já irrigaram o mercado com a formação de milhares de profissionais de coaching) e como palestrante.

A IMPORTÂNCIA DA OBRA

O método desenvolvido pelo autor do livro é original e o livro o expõe, detalha e o defende com clareza e firme convicção. A base está em sete movimentos que uma pessoa deve fazer para, segundo o autor, mudar sua vida e alcançar resultados, objetivos e desejos bem definidos. A contribuição está em oferecer uma base conceitual (e ao mesmo tempo prática) para apoiar o coaching.

O LIVRO

Acordar, Agir, autorresponsabilizar-se, focar, comunicar, questionar e, por último, mas não menos importante, crer. Estes são, nesta exata sequência, os sete movimentos que a pessoa deve fazer para alcançar o que deseja.

O livro é composto de sete capítulos, cada um deles dedicado a uma destas sete proposições. O autor expõe sua proposta e a ilustra com diversos exemplos e “cases”, aqui e ali usando conceitos muito interessantes, como abundância, historinhas, zona de conforto, poder da ação, modelos de passado, modelos de futuro, entre inúmeros outros que objetivam dar suporte e substância ao método e colaboram para tornar a leitura mais atraente e mais convincente.

Osvaldo Euclides de Araújo

Osvaldo Euclides de Araújo tem graduação em Economia e mestrado em Administração, foi gestor de empresas e professor universitário. É escritor e coordenador geral do Segunda Opinião.