Pré-leitura do livro “O Importante é o que interessa”, de Well Silva

O AUTOR

Well Silva, tem formação superior em Comunicação Social, é especialista em comportamento de consumo e se lançou palestrante de empreendedorismo jovem. É cearense, nasceu em 1987.

A PUBLICAÇÃO

O livro ‘O Importante é o que Interessa — aprendendo a ter uma mente empreendedora’, de autoria de Well Silva, com 149 páginas, foi lançado em edição do próprio autor em 2022.

CIRCUNSTÂNCIAS

Well Silva desafiou-se a colocar no papel e organizar em forma de livro as etapas que um jovem empreendedor (como ele) precisa identificar, entender e superar. O próprio livro é um empreendimento, um desafio vencido com pouca orientação e nenhum apoio. E poderá ser usado como referência e inspiração para suas palestras.

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO

Trata-se de um livro de estreia. O tema escolhido é complexo, delicado, e, apesar disso, superexplorado. Apesar disso, Well Silva conseguiu fazer uma formulação com bom grau de originalidade: o jovem busca definir um propósito de vida, e se propõe a buscá-lo usando sua vocação e suas habilidades; de saída precisa construir sua independência (dos outros, da crítica, da indisciplina…) limpando e organizando sua mente…e segue o autor explicando seu modelo básico. Para apoiar suas concepções, convoca filósofos do passado (Nietzsche, Platão) e do presente, como Leandro Karnal, e muitos experts de várias áreas que ele conecta à ação e à disciplina empreendedoras.

Well Silva fala para jovens e usa uma linguagem simples, mesmo quando se lança a fazer ousadas articulações de conceitos, para o que passa ao largo do rigor científico.

O LIVRO

O impacto maior do livro está nos dois primeiros capítulos. Neles desenha-se a fundamentação do autor. Os outros capítulos são dedicados a orientar e estimular uma atitude e uma ação que efetivamente contribuam para manter o jovem na trilha do sucesso. Entre estes, merecem destaque os capítulos que abordam os temas marketing e vendas, que o autor considera decisivos em qualquer negócio. E são.

INSIGHTS

“Sempre tive vocação para empreender, mas nunca soube me organizar, até o momento em que busquei a Filosofia para colocar a mente nos eixos.

“Só conseguimos sair da ‘caverna’ quando, primeiramente, queremos nos desamarrar das correntes que nos prendem — nossa ignorância e a falta de compromisso …

“As suas dúvidas falam mais sobre você do que as coisas que já sabe. São as dúvidas que regem o caminho a trilhar.

“O networking gera relacionamento profissional que pode transformar um simples contato num possível cliente, parceiro ou fonte de conexões e inspiração.

“…É preciso ter propósito e visão…seja específico no seu propósito…

IDEIAS CENTRAIS

“Empreendedorismo é sinônimo de ação. Leia, estude, adquira conhecimento, mas não deixe de colocar em prática tudo o que aprender..comece do começo, e aprenda em cada passo que der, sem tomar atalhos.

“A questão é que o caminho mostra que empreender e vender não devem ser dissociados. O empreendedorismo e a venda devem ser uma unidade em forma de habilidade…O empreendedor que não sabe vender quebra, e o vendedor que não sabe empreender nunca irá criar o próprio negócio.

“Não adianta apenas querer algo, você também precisa mudar sua mentalidade…para se encontrar o ouro da mina precisa cavar e cavar várias vezes… nossa mente é como o solo de uma mina de ouro…tem que acontecer o processo de busca…

“Não empreenda apenas pelo dinheiro, empreenda porque você quer mudar ou melhorar alguma coisa no mundo. Esta é uma maneira de pensar seu propósito…na mudança de rotina que você estabelecer, inclua exercícios físicos e mentais…

Osvaldo Euclides

Osvaldo Euclides de Araújo tem graduação em Economia e mestrado em Administração, foi gestor de empresas e professor universitário. É escritor e coordenador geral do Segunda Opinião.

Mais do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.