O uso excessivo do celular no ambiente de trabalho, por Rafaela Lemos

Estamos vivendo a era da tecnologia. Assim, o que observamos é que o celular está presente em todos os ambientes, incluindo o local de trabalho.

O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo que permite a troca de mensagens, fotos e vídeos com seus contatos. O Instagram é uma ferramenta de compartilhamento de fotos. O Snapchat é outro aplicativo utilizado para compartilhar seu dia a dia através de vídeos e imagens em tempo real. Estes são alguns exemplos de redes sociais que estão sendo mais utilizadas por jovens e adultos em seus celulares.

O uso dessas tecnologias invadiu o ambiente de trabalho. Esse novo formato de comunicação é comum em todas as empresas. A comunicação móvel tornou-se essencial e está presente na vida das pessoas. As pessoas estão viciadas em redes sociais. Algumas pesquisas relatam que temos mais aparelhos de celular do que habitantes, há quase dois celulares por pessoa.

Quando se trata do uso do aplicativo no trabalho, é preciso cuidado e bom senso, não só por parte do empregado que utiliza o celular durante o expediente para tratar questões pessoais, mas também por parte do empregador que, após o expediente, continua resolvendo questões do trabalho com seus colaboradores por meio dos aplicativos.

. O setor de recursos humanos pode aplicar medidas educativas para orientar o uso adequado do celular dentro e fora do ambiente de trabalho, preservando o bem-estar e as relações trabalhistas, podendo instituir uma política clara sobre a utilização destas ferramentas.

O uso exagerado do celular e de forma não profissional no local de trabalho é prejudicial, podendo causar baixa produtividade, perda de foco, erros em processos e até desmotivação.

Como não passar do limite? Você já percebeu quanto tempo fica no celular acessando as redes sociais? Estas ferramentas mudaram nosso modo de trabalhar, por isso que muitas vezes não percebemos o uso excessivo do celular, mas acabamos utilizando mais do que deviríamos.

Rafaela Lemos

Rafaela Lemos

Psicologa formada pela UNIFOR e Pós Graduada em Psicodiagnóstico. Especialista em Gestão de Pessoas. Diretora executiva da Consultoria Vivaz Soluções em RH. Contao: rafaelalemos@vivazsolucoes.com.br

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *