O Pai Ajuda?

      Atire a primeira pedra a mãe que nunca ouviu a pergunta: “e o pai ajuda?”, mas o que deveria ser uma questão óbvia e gerar uma resposta positiva na verdade é uma dúvida automática que aponta para uma cultura ainda muito impregnada na nossa sociedade, o machismo.

      Quando nos deparamos com esse tipo de pensamento, percebemos o quanto fomos recrutados para acreditar que o dever de cuidar dos filhos é somente da mulher. Desde a primeira infância aprendemos que boneca, casinha e comidinha são brincadeiras exclusivamente femininas, e que macho de “verdade” não mexe com essas coisas.

       Eis aí a razão pela qual muitos homens não trocam uma fralda do bebê, não preparam uma mamadeira e muito menos passam e lavam a roupinha da criança. O que resta é uma mulher cansada e frustrada por não dar conta nem de si nem dos outros.

      Para mudar essa realidade depende de como educaremos nossos filhos para que eles quebrem esse ciclo de meros genitores e passem a ser adultos funcionais, pais que cuidem, e não somente financiem as necessidades de suas crias.


     Por outro lado, também temos belos exemplos de homens que fazem o serviço completo, limpam, cozinham, banham, ninam, alguns com destreza e outros desajeitados, cada um com seus rituais, e manias, o importante é que cumprem o seu papel, esses sim podemos aplaudir e dizer: “Parabéns, não fez mais que sua obrigação!”

Hadassa Cavalcante

Hadassa Cavalcante

Graduada em Jornalismo, Mãe de dois, Vegetariana,Cristã.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.