Lava Jato: a lenda

Trecho de artigo do sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi:

“…A lenda de que esses personagens são um consenso nacional, que “O Brasil apoia a Lava Jato”, fez parte da construção política que levou ao golpe contra Dilma, à prisão de Lula e à eleição do patético cidadão que hoje a encarna. Não passa, contudo, de uma fabricação.

Em abril de 2017, em seu auge, depois da escalada contra as empreiteiras, de diversas prisões políticas e da formalização de cinco denúncias contra Lula, uma pesquisa CUT/Vox mostrou que não chegava à metade a parcela da população que considerava que Moro “fazia uma luta justa e usava métodos corretos”. Eram 46%. A maioria estava entre os que opinavam que “a luta de Moro era justa, mas usava métodos questionáveis, que não deveria usar” (16%), que “não fazia uma luta justa e agia politicamente” (19%) ou “não sabia” (19%).

Um ano depois, em abril de 2018, 59% dos entrevistados em outra pesquisa CUT/Vox estavam de acordo com a frase “O processo, a condenação e a prisão de Lula ocorreram por motivos políticos”, enquanto 32% concordaram com a ideia oposta, de que “Foi um processo normal, sem se misturar com a política”. Agora, em abril de 2019, o quadro permaneceu sem mudanças em nova pesquisa CUT/Vox, sendo 55% os que viam as decisões contra Lula como “políticas” e 37% os que as achavam “normais”. Na mesma pesquisa, 49% responderam que “Sergio Moro condenou Lula à prisão para impedir que fosse candidato a presidente”, enquanto 43% opinaram que havia sido por Lula haver “praticado ilegalidades”. Mesmo entre admiradores de Bolsonaro, apenas 69% avaliaram que Moro agiu sem motivação política….”

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.