Lançamento do livro “O som do tapa”, da escritora capixaba Carla Guerson

“O fato, caros leitores, é que estamos diante de uma Escritora que conhece os desvãos da alma humana. 

é por isso que dói.

é por isso

que ela nos tem.”

Aline Bei, no texto de apresentação de “O som do tapa” (2021)

 

Sem medo de polêmica e a favor dos incômodos. Assim se define Carla Guerson, escritora capixaba que traz, em seu livro de estreia, assuntos que muitos consideram difíceis de serem tratados.

 

Dona de uma escrita forte, mas sem deixar de lado a sensibilidade, Carla conta que o livro é resultado de 39 anos de observação, dores e experiências próprias e alheias, que resultaram numa obra coesa e que se propõe a adentrar a âmago da alma feminina.

 

“Eu sempre inventei histórias. Lembro de ainda muito novinha (talvez cinco ou seis anos) passar horas vivendo dentro da minha cabeça antes de dormir. Tendo sido alfabetizada, encontrei nos livros parte da satisfação de viver uma vida paralela, prazer que cultivei por muitos anos e ainda cultivo. No entanto, a leitura não dava conta de colocar para viver esses personagens que me habitavam. Foi aí que apareceu a escrita, que é meu jeito de compartilhar com o mundo as histórias que carrego e de tornar verdade as minhas mentiras. Ou de tornar mentira as minhas verdades” – diz Carla.

 

O conto que dá título à coletânea deixa claro o estilo da autora: sua escrita é direta, envolvente e contempla medos e segredos comuns às mulheres. Estupro, violência doméstica, perdas, maternidade, relacionamentos abusivos, sobrecarga feminina, conflitos familiares, sexualidade, autoimagem, dentre outros assuntos, são abordados com muita intimidade. Suas personagens femininas são marcantes e abrangem diferentes faixas etárias e classes sociais, apresentando uma seleção muito rica de tipos femininos, sem nenhuma romantização, ao longo dos 28 contos.

 

A apresentação do livro foi feita pela escritora Aline Bei, vencedora do prêmio São Paulo de Literatura com a obra “O peso do pássaro morto”. Na orelha do livro, ela afirma: “parece que estamos abrindo a mala do mundo e o mundo é uma Mulher.” 

O livro já está à venda no site da editora Patuá, onde você também pode conferir um dos contos do livro. 

 

Acesse pelo link:

https://www.editorapatua.com.br/produto/253571/o-som-do-tapa-de-carla-guerson.

Para maiores informações a respeito da autora, conheça sua página no Instagram: https://www.instagram.com/carlaguerson/

Convidado

Artigos enviados por autores convidados ao Segunda Opinião.

Mais do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.