Haddad dá exemplo de transparência: posta 6,5 mil respostas da Lei de Acesso à Informação

Todas as perguntas feitas à Prefeitura de São Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação, com suas respectivas respostas, foram publicadas pela gestão Fernando Haddad (PT) em um site da área de Transparência da administração, ligada à Controladoria-Geral do Município.

O catálogo tem cerca de 6,5 mil respostas feitas a cidadãos, mas compreende um período que vai até a metade deste ano. A proposta é que o banco vá sendo atualizado periodicamente — é preciso passar por um filtro para a retirada de dados pessoais dos solicitantes dos questionamentos, o que atrasa do processo.

Segundo o controlador-geral do município, Roberto Porto, a ideia original na medida era “melhorar a qualidade das respostas fornecidas pelo poder público.” Porto diz que “embora as respostas ainda não tenham o nível de excelência que buscamos, elas são importantes para a criação da cultura da transparência”. O secretário nega que a divulgação dos dados, ocorrida em um evento na noite de quinta-feira na Galeria Olido, no centro, onde fica a Corregedoria, tenha relação com os recentes episódios de sigilo de dados públicos, especialmente no governo do Estado. “Já estava marcado”, afirma.

(Trecho de notícia publicada no Estadão)

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião.