A força das ideias – convicções e transformações

1. Na véspera da segunda guerra mundial, Winston Churchill proferiu um célebre discurso no qual alertava que existiam três tipos de nações: as governadas pelos nazistas, as governadas pelos bolcheviques e as governadas por si mesmas. Esse último tipo eram as nações onde prevaleciam os parlamentos eleitos sob uma franquia democrática, tribunais livres, respeito aos direitos di cidadão. Eram nações onde o povo era dono do governo (e não o contrário). Se o Partido dos Trabalhadores existisse naquela época, talvez Churchill precisasse criar uma nova categoria de nação: aquela governada por um grupo (usaria outro termo) cujas ações costumam ter o viés autoritário do nazismo e do comunismo, mas realçado por um molho bem próprio de cinismo e despudor (maio de 2007).

 

2. Quem insistir que o PSDB não produziu resultados sociais, não esteve comprometido com as parcelas mais pobres da sociedade cearense ou que não realizou uma gestão séria e competente, que se disponha a demonstrá-lo com fatos, estatísticas e História. Mas, que, de preferência, se desarme de velhos clichês e falácias superficiais e ultrapassadas e faça como o PSDB: procure respaldo em números objetivos, produzidos ao longo de uma série de anos por instituições idôneas e competentes (novembro de 2007).

(Dois trechos do livro “A força das ideias – Convicções e transformações”, de autoria de Maia Júnior, organizado por Eloisa Vidal, lançado em 2008).

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.