EM BUSCA DOS PARADIGMAS DA NOTÍCIA E DA OPINIÃO

Os empreendimentos editoriais não se medem apenas  pela sua  longevidade. Contam a inteireza do projeto, o seu compromisso com a correção e a capacidade de emprestar  aos acontecimentos a lisura e  a leitura honesta e fluente da realidade que transmite.

SEGUNDA OPINIÃO honra a velha escola do “new journalism”, ao tempo em que a notícia construía a opinião, não nascia dela, espelhava o registro dos fatos, não os produzia ao embalo da sedução das ideologias e da força das oligarquias.

O estilo do link, sob a orientação de Osvaldo Euclides Araújo e Josênio Parente, lembra um dos momentos heróicos e de breve encantamento do jornalismo cearense, com O CEARÁ, sustentado pela pena brilhante de Júlio de Matos Ibiapina, de Djacir Menezes, Raimundo do Monte Arraes, acolitados na cozinha da redação pelo primeiro e mais destemido dos Paulo Elpídio, de valorosa compleição intelectual.

Rendi-me ao convite amável e à sedução da vaidade para fazer parte desta distinta companhia, marcada pela independência e pelo respeito que a dissensão intelectual permite e induz naturalmente.

Dez anos de persistência no trabalho respeitoso que as ideias impõem fizeram do SEGUNDA OPINIÃO uma referência assente e bem notada entre as explosões das novas mídias, livres, literalmente livres, ainda que pouco habituadas às mudanças recentes…

Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cientista político, exerceu o magistério na Universidade Federal do Ceará e participou da fundação da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, em 1968, sendo o seu primeiro diretor. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e reitor da UFC, no período de 1979/83. Exerceu os cargos de secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, secretário da Educação do Estado do Ceará, secretário Nacional de Educação Básica e diretor do FNDE, do Ministério da Educação. Foi, por duas vezes, professor visitante da Universidade de Colônia, na Alemanha. É membro da Academia Brasileira de Educação. Tem vários livros publicados.

Mais do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.