Educação sexual: tema para a família e para a escola

A felicidade não é o único objetivo da vida. Muitas pessoas preferem colocar para si mesmas outras buscas, até porque uns não acreditam que a felicidade seja alcançável, outros porque, ainda que alcançada, ela seja insegura e fugaz. Uma conhecida figura pública chegou a declarar que preferia ter uma vida interessante, mais do que feliz. Outra explicava que sua missão era apenas viver a plenitude de si mesma.

O fato é que a vida oferece oportunidades e possibilidades variadas. Na medida do possível, cada um deve estar pronto e atento para aproveitar sua chance. Noutras palavras, educar-se para a vida.

O amor é sentimento que pode dar sentido a uma vida. E o amor, que se alonga muito mais que a paixão, tem a potência para esticar e repetir experiências de felicidade, plenitude e prazer.

O prazer da vida a dois, sobretudo se temperada com amor, muito nos aproxima da plenitude. O sexo e o amor nos conduzem ao quase divino. Sim, normalmente amor e sexo andam juntos, um dando significado e concretude ao outro.

O amor dispensa lições, não exige aprendizado ou tutoria. Do sexo não se pode dizer a mesma coisa. O amor chega pronto e ocupa os espaços. O sexo saudável precisa evitar acidentes, frustrações e traumas. Os primeiros momentos e as primeiras experiências podem ser marcantes, para o bem e para o mal.

A sociedade não educa seus adolescentes. Às vezes, a família falha. Às vezes, a escola falta. Ainda hoje se discute a educação sexual, tema que tem sua delicadeza. Às vezes, um e outro apenas chegam atrasados.

As famílias têm suas convicções sobre esta questão. As escolas não costumam estar perfeitamente preparadas para a missão. Então que família e escola conversem, negociem, ajustem-se. O que não é nem saudável nem inteligente é fugir do tema, fugir da responsabilidade.

Chris Estrela

Empresária, empreendedora, advogada, professora universitária.

Mais do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.