capitao-wagner

Deputado aponta medidas simples para reduzir violência

O Deputado Capitão Wagner aponta medidas simples para diminuir a violência:

“Os problemas da Segurança Pública nem sempre são tão complexos. Há medidas simples que podem mudar o perfil violento de certos locais.

O abandono de espaços na periferia de Fortaleza, por exemplo, reflete diretamente na segurança. Existem espaços que, se fossem bem equipados, trariam grande benefício para a população de Fortaleza e diminuiriam a violência.

As lagoas da Maraponga e Parangaba, por exemplo, são espaços belos, que não são utilizados como deveriam, e o desamparo desses espaços aumenta a criminalidade. Quando o ambiente é bem aproveitado, passa a ser melhor habitado e diminui a possibilidade de crime.

Buracos nas vias e problemas na iluminação pública podem ser fatores que tornam um local inseguro, mas a falta de políticas públicas que ofereçam cultura, lazer, esporte, entretenimento e educação serão decisivos na segurança de uma região.

Engana-se quem pensa que se resolve o problema da violência apenas com medidas policialescas. De fato, a atuação policial, preventiva ou repressiva, é fundamental para combater a violência, mas a raiz do problema é que deve ser diagnosticada e tratada. Ou ouviremos mais vezes o desabafo de um policial militar que classificou seu trabalho como “enxugar gelo”.

Não há outra saída para resolver: os setores devem caminhar juntos, inclusive a sociedade. Só assim teremos um Ceará mais seguro.”

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião.