Categoria:

Tags:

AS MADRASSAS ISLÂMICAS, OS MONASTÉRIOS E AS UNIVERSIDADES CONFESSIONAIS

A Universidade, sob a proteção da Igreja e do Islã, surge nos recolhimentos da fé, sob a inspiração do cristianismo e do Islã.

Seguiam o “xaria”, sistemas de leis baseado no Alcorão. Nas “madrassas”, as crianças descobriam o Alcorão e esforçavam-se por decorá-lo. Essas escolas, religiosas por inspiração de origem, exercitavam o Trivium e o Quadrivium. Madrassas eram, também, as universidades, voltadas para um horizonte ampliado de conhecimentos e saberes, berço de novas habilidades e profissões.

As universidades nascidas no Ocidente europeu formaram-se nos mosteiros, nas ordens mais prestigiosas . Seguiam o Trivium e o Quadrivium e as disciplinas espirituais da Igreja.

No Oriente, no Marrocos e em outros países de tradição árabe, as madrassas e as universidades com inspiração islâmica, surgiram do esforço para o entendimento do Alcorão para as revelações da fé, para a gramática e a filosofia e para a medicina.

A medicina e a cirurgia nascem nestes espaços geradores de conhecimento, de uma cultivada formação árabe e das práticas de Hipócrates…

Sobre o autor:

Compartilhe este artigo:

AS MADRASSAS ISLÂMICAS, OS MONASTÉRIOS E AS UNIVERSIDADES CONFESSIONAIS