Análise política & Lula

Trecho de artigo do historiador Valério Arcary, membro do Psol:

“…

Apesar de tudo que hoje se sabe, ainda existem diferentes posições sobre a campanha Lula Livre na oposição a Bolsonaro. Elas remetem à atitude de cada partido, corrente ou liderança diante das três derrotas mais importantes que os trabalhadores e o povo sofreram nos últimos quatro anos: o impeachment de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a eleição de Bolsonaro.

Todas as outras derrotas, e não são poucas, como a aprovação da PEC do Teto dos gastos, a Reforma Trabalhista, a Lei das Terceirizações, o avanço na privatização da BR Distribuidora, a intervenção no INPE, ou a Reforma da Previdência, decorrem desta dinâmica reacionária.

Não é possível compreender o impeachment em 2016 sem identificar o papel central da operação LavaJato. Mas não é possível, também, compreender a prisão de Lula e, em consequência, a eleição de Bolsonaro sem considerar o papel da LavaJato. Portanto, quem não está disposto a denunciar a LavaJato, mesmo depois da revelações feitas pelo site Intercept, não pode ter uma posição, minimamente, coerente na oposição a Bolsonaro.

Mas não devemos ser ingênuos. As posições dos líderes e partidos políticos não respondem somente às necessidades de coerência intelectual. Obedecem a interesses políticos e eleitorais. Uma oposição pela metade não é oposição. Só uma luta orientada pela estratégia de derrubar Bolsonaro pode abrir o caminho para tirar Lula da prisão….”

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.