A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO EXTENSIVA

A função de uma universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada socialmente é proporcionar uma integração social através do conhecimento e das práticas a ele vinculadas para o crescimento do país, do estado em que se localiza a instituição, da cidade sede do campus e das localidades onde vivem os alunos, beneficiários e propagadores das ações desenvolvidas

O Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, situado na cidade de Cajazeiras, Alto Sertão Paraibano, desenvolve atividades formativas nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, tendo sido um dos mais atuantes na Extensão ao longo da sua história, ainda como parte da UFPB. Hoje, com sua autonomia consolidada como uma das maiores universidades do Nordeste, atua nesses três campos do processo educacional e continua sendo um pólo de extensão importante para a região do sertão onde está inserida.

Por ter essa vocação fortalecida pelos professores, alunos e técnicos envolvidos, atua com a sua expertise necessária para o desenvolvimento da região. De resultados das pesquisas à integração com as artes, o CFP faz a diferença e atua como gerador de formação e oportunidades para todos os envolvidos.

A realização de atividades extra-sala tem sido um dos componentes mais atrativos para o público interno e externo da instituição. Daí que os eventos se tornam necessários e contributivos na direção de uma formação mais sólida, diversificada e calcada no conhecimento produzido na própria UFCG.

Neste mês de agosto, realizamos um dos shows mais importantes dos últimos tempos. Trouxemos o Poeta, ator e cantor Costa Senna, cearense radicado em São Paulo, para uma apresentação que envolveu Arte, Educação e Cultura, denominada Cordéis que Educam e Transformam: Show Lítero-Musical, evento que contou com uma participação maciça e ativa do público, que animou o Auditório Central da UFCG. Estamos gratos a todos os que participaram da construção e da realização do evento, sobretudo os gestores envolvidos desde a Unidade Acadêmica de Letras, coordenada pelo Prof. Dr. Fabione Gomes, a Direção do CFP, através da Profa. Kennia Abrantes Sucupira (diretora) e do Prof. Dr. Wanderley Alves de Sousa (vice-diretor), da representante do Centro Acadêmico Machado de Assis, acadêmica Isabelly, do curso de Letras. O evento foi coordenado pelo escritor e Prof. Dr. Carlos Gildemar Pontes, da UAL.

Carlos Gildemar Pontes

CARLOS GILDEMAR PONTES - Fortaleza–CE. Escritor. Professor de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Doutor e Mestre em Letras UERN. Graduado em Letras UFC. Membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL. Foi traduzido para o espanhol e publicado em Cuba nas Revistas Bohemia e Antenas. Contato: [email protected]