A beleza das ideias e a força das palavras

Neste ano de 2022 o Segunda Opinião completa 10 anos. O SO é uma plataforma aberta para o debate político e para a divulgação e promoção da cultura. Segunda Opinião é uma comunidade de pessoas que acreditam na beleza das ideias e na força das palavras.

Essas pessoas foram chegando aos poucos, depois foram trazendo seus convidados. Temos uma comunidade de uma centena de pessoas, algumas mais ativas. Segunda Opinião gosta de política e acredita que a política tem uma função nobre, mas prefere não fazer opção partidária. E respeita a opção partidária de todos, e abriga a análise e a opinião de todos. O que pedimos e exigimos é um debate civilizado, responsável e respeitoso. Com argumentos. Estamos abertos a temas políticos diversos, apenas propomos que eles sejam atuais ou oportunos, que eles sejam relevantes (ou de interesse geral) e que os textos sejam analíticos e opinativos. Temos acertado com as pessoas que fazem parte do SO e temos o prazer de ler textos de alta qualidade, sempre.

Na área da cultura somos ainda mais abertos e livres, e gostamos de ser procurados por gente jovem, às vezes trazidos pelos mais experientes e bem-sucedidos. Essa mistura de cores produz cores ainda mais bonitas.

Ainda não temos objetivos comerciais, não nos guiamos pela audiência ou cliques, mas nada nos impede de fazer parcerias ou publicidade amanhã ou depois. Nunca fizemos propaganda ou pedimos cliques, mas adoramos receber feedback.

O brilho do que divulgamos é a nossa motivação e a nossa satisfação. Somos uma espécie de moldura ou espelho para ideias, imagens e palavras de pessoas muito especiais. Isso alimenta e estimula quem faz o SO.

Pediram que eu citasse algum número ou conquista do SO.

Nestes dez anos teremos publicado doze livros com textos originalmente postados no SO, escritos para o SO. Seis deles, individuais. Seis deles, coletivos. A mim parece uma boa referência de qualidade. Doze livros é um bom número. E o maravilhoso conteúdo deles não tem preço, pois expresso em outro tipo de valor.

Acumulamos um inestimável patrimônio de mais de 6 mil textos, quase todos exclusivos, valiosas contribuições de gente da mais elevada qualificação.

Josênio Parente, Ricardo Coimbra e Heliana Querino, juntos carregamos esta pequena e luminosa chama.

Osvaldo Euclides de Araújo
Coordenador geral do Segunda Opinião

Osvaldo Euclides

Osvaldo Euclides de Araújo tem graduação em Economia e mestrado em Administração, foi gestor de empresas e professor universitário. É escritor e coordenador geral do Segunda Opinião.

Mais do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.