Quando o isolamento social começou por conta da Covid-19, fiz um vídeo colocando-me à disposição para atender a pessoas com dificuldades de relacionamento. Sabia que isso iria acontecer em decorrência vários fatores circunstanciais.
As queixas centrais são de pessoas tóxicas segundo a literatura da Programação Neuro Linguística – PNL.
Pessoa tóxica é basicamente aquela cuja presença incomoda: pratica “bullying”, sente prazer em criticar e menosprezar quem está no seu entorno. Pode ser também uma pessoa que reclama de tudo, mas que não está interessada em nenhuma solução. Os narcisistas e os psicopatas que não demonstram qualquer empatia pelo outro, são pessoas tóxicas por natureza.
Podem ser: cônjuges, filhos, pais, parentes, líderes, liderados … … …
Os vários atendimentos que faço são solidários, com conversas longas, muito longas. Citarei quatro casos que trabalhei:
SITUAÇÃO NÚMERO UM:
Meu casamento acabou. Não há mais condição para uma convivência sadia. Minha esposa é uma cobra.
PÍLULA: sua esposa é uma cobra; e você é o quê? Perguntei, sorrindo, para quebrar o gelo. Continuei a conversa dizendo empaticamente: tirem as máscaras emocionais e respirem os ares da tolerância e da compreensão; dialoguem de forma respeitosa e autêntica; observem as dificuldades dos que já perderam parentes e comparem com as suas; olhem bem para os seus filhos que são pequenos e precisam de apoio. Este momento exige coragem, união e força. Vejo isso em vocês.
RESULTADO: Houve a cura. Estão unidos e felizes em casa com seus filhinhos.
SITUAÇÃO NÚMERO DOIS:
Meus filhos têm 4 e 6 anos e são muito danados. Meu marido não consegue trabalhar “Home Office” e fica muito irritado. Reclama porque eles brigam o tempo todo.
PÍLULA: criança sadia e inteligente é sempre muito ativa. Vocês são felizes por tê-las. Sejam criativos e procurem entretê-las de forma lúdica. Sentem-se no tapete com elas e brinquem. Elas aprenderão a brincar juntas e a sós. Pai e mãe devem se revezar na tarefa de cuidar das crianças. Parte do trabalho provavelmente pode ser feito quando as crianças estiverem dormindo. Ensinar a fazer bolo, cortar verdura, lavar prato … são atividades que criança gosta de fazer. Há um provérbio: “trabalho de criança é pouco, mas quem perde é louco”. Se os pais souberem administrar o comportamento dos filhos de forma criativa, essa dificuldade desaparecerá.
RESULTADO: A família está mais harnônica. As crianças têm tempo para brincar e ajudar em pequenas tarefas. Os pais não estão mais sentindo necessidade de repreendê-las.
SITUAÇÃO NÚMERO TRÊS:
Meu gerente é um saco. Ninguém gosta dele. Bota defeito em tudo que se faz.
PÍLULA: As empresas têm uma ferramenta chamada POP (Procedimento Operacional Padrão) de cada função. Procure segui-lo com esmero e pontualidade. Agende uma audiência com seu gerente para pedir um “feedback” a respeito do seu desempenho. Ele vai gostar e passará a lhe ver com outros olhos. Estude também a Visão, a Missão e os Valores da empresa. Procure ser obediente em segui-los. Melhore sua capacitação profissional. Se tudo isso não resolver o problema de relacionamento e você percebe que seu gerente vai permanecer na empresa, procure negociar sua saída, deixando a porta aberta para, se um dia precisar voltar, ser bem recebido. Saia numa boa e com uma carta de recomendação. RESULTADO: Ainda não tive retorno.
SITUAÇÃO NÚMERO QUATRO:
Com o isolamento social pensei que ia me livrar de um amigo muito chato que aborda qualquer pessoa e puxa conversa que só a ele interessa. Não paro e ele me acompanha falando sobre política e/ou futebol. PÍLULA: Da próxima vez pare, escute-o com atenção e respeito. Quando ele pausar para respirar você diz de forma simpática e firme: amigo, estou sem tempo para conversar e, se tivesse, os assuntos que você sempre traz, por não entender, não entro neles. Dê-me licença, estou com pressa.
RESULTADO: As conversas estão resumidas a rápidos cumprimentos cordiais e respeitosos.
Ao encontrar uma pessoa tóxica busque uma forma educada para estabelecer limites e não perder tempo com ela.
Use a inteligência e a estratégia correta para cada caso. A pílula antitóxica é um santo remédio para livrar você de relacionamentos doentios. A pessoa tóxica precisa de ajuda. Ponha limites, mas seja humano em lidar com esses casos de patologia social.