20 coisas para pensar antes de mandar lixo para os ‘amigos’, por Jana

  1. Pense um pouco antes de mandar um vídeo, texto ou link para alguém.
  2. Assegure-se de que não há um vírus.
  3. Assegure-se da seriedade e integridade da fonte.
  4. Avalie se o conteúdo não fere a lei ou se não agride o bom senso.
  5. Antes de enviar certifique-se de que este conteúdo tem menos de (digamos) dois anos.
  6. Pense: será que estou sendo usado para espalhar bobagem, mentira ou crime?
  7. O que você espera que sua mensagem provoque no destinatário?
  8. Será que não seria mais gentil você redigir e enviar uma mensagem sua mesmo?
  9. Depois de mandar um ou dois conteúdos, experimente perguntar o que o destinatário achou.
  10. Pergunte se o destinatário quer continuar a receber tais conteúdos.
  11. Será que o horário é adequado para esta remessa?
  12. Será que você não está mandando conteúdos demais para seus “amigos”?
  13. Avalie se não seria melhor restringir a lista de destinatários.
  14. Você acha correto mandar mensagens da sua religião para outras pessoas?
  15. Você acha certo mandar mensagens do seu partido para outras pessoas?
  16. Você acha certo mandar mensagens do seu clube de futebol para outras pessoas?
  17. Você ganha alguma coisa mandando mensagens, links ou vídeos para alguém?
  18. Alguém já te pediu: “mande-me vídeos, links e conteúdos”?
  19. O que você acha que suas mensagens provocam de bom ou de ruim?
  20. Já experimentou fazer algo mais pessoal, criativo e inovador?
Jana

Jana

Janete Nassi Freitas, nascida em 1966, fez curso superior de Comunicação, é expert em Administração, trabalhou como executiva de vendas e agora faz consultoria para pequenas e médias empresas, teve atuação em grêmios escolares quando jovem, é avessa a redes sociais embora use a internet, é sobrinha e neta de dois vereadores, mas jamais engajou-se ou sequer chegou a filiar-se a um partido, mas diz adorar um bom debate político. Declara-se uma pessoa “de centro”. Nunca exerceu qualquer função em jornalismo, não tem o diploma nem o registro profissional. Assina todos os textos e inserções na internet como “Jana”.

Mais do autor