Vereadora Isabela de Roldão (PDT) quer a presença de doulas nas maternidades públicas e privadas

Vereadora Isabela de Roldão (PDT) propõe projeto que obriga a presença de doulas (assistente de parturiente preocupada com o bem-estar da mulher no período pós-parto) nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares semelhantes das redes públicas e privadas do Recife.

Para vereadora, a presença das doulas reduz os custos no Sistema de Saúde.  “Tem-se demonstrado que o parto evolui com maior tranquilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês”, ressalta.

As doulas vêm preencher uma lacuna psicossocial para mulheres parturientes em um ambiente hospitalar rodeado por técnicos e especialistas. “A figura da doula surge justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade”, completa.

Alvares Leandro

Alvares Leandro

Graduando em jornalismo e filosofia, jornalista voluntário do Segunda Opinião.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.