As mudanças climáticas e o aquecimento global trouxeram uma das maiores ameaças à estabilidade ambiental, econômica e social em todo o mundo.
Com o aumento acelerado das temperaturas médias globais, o planeta está presenciando uma série de eventos climáticos extremos nunca visto antes em tamanha escalada, como secas prolongadas, enchentes devastadoras, incêndios florestais, ondas de calor intensa e furacões, tornados e vendavais de grande proporções.
A necessidade de ações conjuntas e urgentes por parte dos governantes, empresas e cidadãos nunca foi tão evidente.
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a temperatura média da Terra aumentou cerca de 1,0ºC desde a era pré-industrial, a previsão é que continue subindo se as emissões de gases de efeito estufa não forem reduzidas significativamente.
Apesar dos esforços globais, como o Acordo de Paris, para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até o final do século, os dados indicam que ainda estamos longe de alcançar essa meta. Muitos países não estão cumprindo as promessas de redução de emissões, e a transição para energias renováveis ainda ocorre de forma lenta em diversas regiões do planeta.
Essas variações climáticas representam um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade, exigindo compromisso e ação conjunta de todos. A mitigação de seus efeitos não é uma tarefa simples, mas ainda há tempo para transformar o rumor atual.
Pedro Mariano – Escritor, Pesquisador, Crítico Literário, Membro da Academia Massapeense de Letras e Artes.