Eu tinha uma dor fóbica. O pensamento de estar num lugar alto não saía da minha mente. Chegava a suar frio e a acelerar o coração.
Certo dia, conversando com Ramlig, ele perguntou:
Quer livrar-se dessa dor? Desse martírio? Faço você virar um pássaro e no vôo o medo desaparecerá.
Ele me olhava de frente, sereno, parecendo verdadeiro. Perguntei: – como assim?!
– Feche os olhos, respire fundo e imagine estar comigo no meu helicóptero. Sinta o avião subiiiindo, subiiiindo … de forma estável.
– Está gostando, não está? Perguntou.
Sim, respondi com leveza.
– Agora vou borboletear o helicóptero e vamos sentir a sensação de flutuar no espaço. Como é gostoso sentir-se solto, sem amarras, não é?
Sim, respondi tranquilo.
– Agora transforme-se, mentalmente, no pássaro de que você mais gosta. Vou parar o helicóptero a 50 metros de um edifício bem alto e você, pássaro imaginário, vai voar 12 vezes, bem rápido, do avião para o topo do prédio. Na última vez, passeie no muro da lage, contemplando toda beleza de estar ali. Concentre-se. 1, 2, 3, comece! Rápido, mais rápido, mais rápido ainda. Isso! Perfeito! Agora respire fundo e abra os olhos.
– O que é melhor, estar no chão ou nos altos?
– Nos altos
– Por quê?
– A sensação de liberdade absoluta.
– E a fobia de altura?
– Ah! Uéh! Desapareceu!
– Anote aí: Avenida Desembargador Moreira, 1300 – sala 1312. Vá tomar um café comigo no consultório. Da varanda do 13º andar, você vai olhar pra baixo e perceber que estar lá é mais seguro do que estar aqui no chão. O medo é imaginário.
Use a imaginação para eliminá-lo.
Torne-se um pássaro; no voo, o medo desaparece.