SALUBRIDADE DO PLANETA By Gilmar de Oliveira

O Planeta é movido por vários sistemas que funcionam de forma sincrônica e interdependente. Não pode haver hierarquia entre eles.

Uma sociedade que hierarquiza seus sistemas, torna-se insalubre da mesma forma que o corpo humano adoece quando o homem prioriza o cuidado de certos órgãos em detrimento de outros.

Se um sistema torna-se hegemônico, fica disfuncional, perde a interdependência, a sincronia, e produz desequilíbrio e dor.

Olhemos apenas para os sistemas: social, econômico, político  e cultural, por serem provavelmente os mais visíveis.

A sociedade que dá hegemonia ao sistema econômico cria desigualdades sociais e torna-se tóxica, insalubre para quem tem mais e para quem tem menos. Ricos, pobres e excluídos, superiores e subalternos, todos sofrem. Uns perdem a liberdade, outros o alimento, e há os que perdem o teto.

Via de regra, há mais brilho nos olhos de um pobre do que nos olhos de um rico.

A salubridade do planeta depende do funcionamento correto e interdependente de seus sistemas. E o funcionamento correto e interdependente dos sistemas depende da minha consciência.

A disfunção de um sistema gera patologia social no Planeta com graves efeitos colaterais: fome, criminalidade, injustiças, discriminação, ódio, guerras  …  ….  … .

Estatísticas oficiais evidenciam que há mais óbitos de humanos por excesso de calorias do que por carência; que o sal e o açúcar matam mais do que as guerras e o trânsito juntos.

No Brasil, como a desigualdade social é muito acentuada, os sistemas estão “gripados” .

Com os olhos podemos enxergar o coeficiente de salubridade do Planeta  …  e com a consciência podemos tirar suas manchas: manchas de óleo, manchas éticas, manchas morais  …. ….  … .

Lutemos pela salubridade do Planeta.

Viva a vida!

Gilmar de Oliveira

Gilmar de Oliveira

Gilmar Oliveira é professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Mais do autor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.