QUINCY JONES E AS DOZE NOTAS MUSICAIS

Inconformado com a proibição imposta a compositores negros em criar arranjos para instrumentos de cordas, Quincy Jones foi buscar especialização na fonte.

Queria ir além dos acordes do Jazz, que ja dominava.

Deixou Chicago e migrou para Paris. Foi se aprofundar e conhecer a matéria prima da música Classica. Correu atrás de realizar seu sonho.

Lá, se embebedou da genialidade de nada mais nada menos que Nadia Boulanger, a mentora de Igor Stravinsky.

– Quero conhecer a alma da orquestração, pediu a ela.

– Querido, não tem segredo. Existem apenas 12 notas musicais. Investigue tudo aquilo que os antepassados fizeram com essas 12 notas, respondeu a compositora francesa.

O que aconteceu depois é História.

Quincy Jones nos deixou recentemente, abrindo uma fenda irreparável na música mundial.

QJ foi uma pérola que a ostra da desumanidade produziu.

O garoto que comia ratos e gambás fritos, na mais absoluta miséria, se transformou no mito multimídia, tendo trabalho com parte dos maiores nomes do cenário musical.

Ray Charles, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Miles Davis e Michael Jackson – só pra citar alguns.

O mundo perdeu um crânio.

O único arranjador musical que teve a ousadia de executar a trilha sonora de um filme ao vivo. A sua orquestra tocava em tempo real enquanto as cenas eram reproduzidas na tela.

Inacreditável.

Por que você se foi, Quincy?

Marco Garcia

Marco Garcia é jornalista paulistano. Morou em Fortaleza por 6 anos onde desempenhou trabalhos em diversas áreas da Comunicação. Foi produtor de Jornalismo do programa Eleitoral de TV do Governador Camilo Santana (Eleições 2014), Diretor de Comunicação da Prefeitura de Redenção (CE), Assessor de Imprensa do Prefeito de Redenção (CE), Assessor de Imprensa do Sindicato de Atletas de Futebol do Ceará, Repórter Esportivo nas rádios Clube AM 1200 e Cidade AM 860. Trabalhou ainda para a CUFA (Central Única das Favelas). Antes de se mudar para o Ceará, foi Editor de Conteúdo do Portal Webtranspo e repórter na Revista Webtranspo Info, veículos localizados na capital paulista.