O AUTOR
Morgan Housel é um premiado escritor norte-americano da área de finanças comportamentais, sócio do The Colaborative Fund e foi colunista do The New York Times.
A PUBLICAÇÃO
O livro “A Psicologia Financeira”, de autoria de Morgan Housel, foi lançado no Brasil em 2021 (um ano antes, nos EUA) pela editora Harper Collins, com 300 páginas.
CIRCUNSTÂNCIAS
Housel pesquisou e organizou uma sequência de histórias que envolvem dinheiro e comportamento, misturando o passado distante e o presente, celebridades do mundo dos negócios e pessoas comuns. Colocou essas histórias para compor o cenário amplo de eventos críticos como a crise de 2009, o crash da bolsa e a depressão de 1929 e trajetórias pessoais e empresariais. Tudo junto, na linguagem adequada, direta e acessível, sem economês, compõe uma peça literária atraente, “narrativas viciantes e simples”, nas palavras de um admirador na contracapa.
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO
O tema das finanças comportamentais ganha amplo espaço nas livrarias e nas cabeceiras, na medida que os assuntos de dinheiro vão se tornando mais complexos e novas perspectivas de análise e decisão se impõem.
A ideia antiga de que o ser humano age sempre com a razão, quando se trata de dinheiro, tem dado espaço às questões comportamentais pessoais. Em termos teóricos a proposição é aceita. Falta ver a sua tradução na prática .
Este livro oferece uma contribuição nessa direção. E a leitura é agradável, mesmo aos não iniciados na gestão financeira.
O LIVRO
A tese do livro, exposta claramente pelo autor nas primeiras páginas é de que o comportamento (equilíbrio emocional) é mais decisivo para o bom resultado na vida financeira do que a inteligência (habilidades técnicas).
O autor conta histórias em vinte capítulos curtos. Cada uma delas traz um ensinamento ou ajuda a entender uma limitação humana. E assim, o próprio leitor vai fazendo juízos e conexões absolutamente pessoais e tirando conclusões.
O autor é um bom contador de histórias. E o livro mostra que ele soube pesquisar e bem selecionar os eventos espalhados no tempo e nos lugares.
Para consultores, palestrantes e professores é um livro precioso.
INSIGHTS
“O otimismo soa da mesma forma que um vendedor oferecendo um produto. O pessimismo, da mesma forma que alguém oferecendo ajuda.
“Você pode estar errado metade das vezes, e, ainda assim, ficar milionário.
“Cuidado com as dicas financeiras de alguém que joga um jogo diferente do seu.
“Um bom investimento não tem a ver necessariamente com tomar boas decisões, mas, sim, com ser consistente em não errar.
“Dos 84,5 bilhões de dólares do patrimônio de Warren Buffett, 81,5 bilhões foram ganhos depois que ele já tinha 65 anos. Nossas mentes não possuem as ferramentas para lidar com tais absurdos.
“Nada é tão bom nem tão ruim quanto parece.
IDEIAS CENTRAIS
“A premissa deste livro é que o sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é uma coisa difícil de se ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes. Um gênio que não consegue controlar as suas emoções pode se tornar um desastre financeiro. O oposto também é verdade.
“O dinheiro está por toda parte, afeta a todos nós e confunde a maioria das pessoas. Todo mundo pensa sobre ele de formas ligeiramente diferentes. Ele oferece lições sobre coisas que se aplicam a diferentes áreas da vida, como risco, confiança e felicidade. Poucos tópicos além do dinheiro mostram um paralelo mais poderoso para nos ajudar a entender por que as pessoas se comportam dessa ou daquela maneira. É um dos espetáculos da terra.
“Faça um esforço para ser humilde quando as coisas estiverem indo bem e para se perdoar quando estiverem indo mal. Porque nada é tão bom nem tão ruim quanto parece. O mundo é grande e complexo. Sorte e risco são coisas reais e difíceis de identificar. Lembre-se disso ao julgar a si mesma e aos outros. Respeite o poder da sorte e do risco e você terá maiores chances de se concentrar em coisas que realmente estão sob seu controle.
“Menos ego, mais fortuna. Guardar dinheiro tem a ver com a lacuna entre seu ego e sua renda, e fortuna é aquilo que você não vê. Portanto, uma fortuna se cria suprimindo o que você poderia comprar hoje para ter mais coisas ou opções no futuro. Não importa quanto você ganha, jamais conseguirá construir uma fortuna se não for capaz de limitar os seus gastos hoje, agora.
“Administrar o seu dinheiro de uma forma que faça você dormir em paz. Isso é diferente de você dizer que você deve ter como objetivo receber os maiores retornos possíveis ou economizar um percentual de sua renda. Algumas pessoas não dormem em paz a menos que estejam obtendo os maiores retornos possíveis; outras só descansam se o dinheiro estiver investido de forma conservadora. Cada um do seu jeito. Mas tomar como base a pergunta: isso me ajuda a dormir em paz?
“Não se abale com muitas das coisas que dão errado. Você pode estar errado em metade das vezes e ainda assim fazer fortuna, porque a minoria dos fatores é responsável pela maioria dos resultados. Não importa o que você esteja fazendo com o seu dinheiro, você deveria ficar em paz mesmo quando muitas coisas dão errado. É assim que o mundo funciona.