Inteligência Artificial x Inovação x Liderança

O conceito de inovação tem interessante amplitude. A tecnologia se impôs nos mercados de forma tão decisiva que alguém pode pensar que tecnologia e inovação são a mesma coisa. A verdade é que ambas existem, são importantíssimas, podem andar juntas, o que é ótimo, mas podem caminhar separadamente, o que não é mau.

Você pode inovar de mil maneiras. Na gestão, nas rotinas, no design, nos processos e também com tecnologia. Toda essa estrutura fantástica de conexão eletrônica digital é a articulação de tecnologia e inovação que foram criadas e desenvolvidas há mais ou menos cinco ou seis décadas. Alguns pesquisadores localizam a origem dessa revolução nos criativos desdobramentos da viagem do homem à lua.

A solução de problemas práticos demandou novas tecnologias e muita inovação, e ambas sugeriram novos produtos e serviços. Não só na comunicação, em todas as áreas da vida.

Na ponta desta corrente de decisões e escolhas, há sempre algo em parte imponderável. É a contribuição de uma pessoa específica, sem qualquer desmerecimento ao trabalho em equipe.

Uma historinha pode bem ilustrar o fator decisivo do líder. Nos anos 1980, o equipamento eletrônico chamado Walkman foi sucesso mundial. O líder da Sony Corporation Akio Morita recebeu merecido crédito pela inovação. Era um tocador de música que cabia no bolso e se conectava por um discreto fio ao ouvido. Prático, perfeito.

Na empresa, por um momento, o desenvolvimento do produto parou. Alguns engenheiros vetaram o produto depois de fazer uma pesquisa de opinião com possíveis clientes. Segundo os engenheiros, a pesquisa mostrou que não havia interesse.

Akio Morita foi checar a pesquisa e mandou refazer quando viu como os engenheiros formularam a pergunta: “Você gostaria de receber música injetada diretamente no seu cérebro?”.

O ser humano ainda é insubstituível naquilo que é relevante. Líderes são insubstituíveis para as organizações. A inovação que gera valor ainda é, e será por um bom tempo, criação exclusiva de homens e mulheres. Nem a fantástica Inteligência Artificial ameaça mudar isso a curto e médio prazos.

Jana

Janete N. Freitas cursou escola de Comunicação, é executiva e consultora de vendas e marketing, adora um bom debate político e faz versos.