DESCUBRA SEUS TALENTOS By Gilmar de Oliveira

Os adultos vivem imersos no oceano do trabalho. Mas, enquanto uns estão felizes, nadando de braços soltos, outros estão padecendo, engolindo água.

Estatísticas mostram que 78% dos trabalhadores estão insatisfeitos com suas atividades laborais porque executam serviços para os quais não não têm talento, nem habilidade.

Saber quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria é condição essencial para se ter alta performance pessoal, profissional e viver alegre.

Existem vários instrumentos científicos que medem as aptidões de humanos a partir da adolescência. As ferramentas DISC e Profiler são as mais conhecidas e utilizadas aqui no Ocidente. O tempo de resposta dos testes é de três a dez minutos. Terminou, clicou, o diagnóstico está pronto para a devolutiva, mostrando:

Gráficos coloridos;

Tempo de resposta;

Energia para realizar tarefas;

Índice de produtividade;

Satisfação com resultados;

Reação a estímulos;

Relatório descritivo em Português, Inglês ou Espanhol;
Dodecaedro com traços do perfil comportamental,  …  …. … , tudo o que você precisa para saber acerca de suas reais potencialidades.

Costumo dizer que o dodecaedro é o retrato profissional da alma, pois facilita a visualização do sistema interno, possibilitando o auto-conhecimento, a auto-consciência e o desenvolvimento pessoal e profissional acelerados.

Eletronicamente, tudo acontece de forma rápida, simples e econômica porque algoritimos e inteligência artificial são acionados no processo de avaliação.

Na década de 60 eu me submeti a uma bateria de testes vocacionais. Doze horas, três horas durante quatro sábados seguidos, incluindo:

Respostas manuscritas a longos questionários mimeografados;

Desenhos;

Entrevistas.

A boa nova é que a partir daí nunca mais trabalhei. Uso meus talentos naturais no “trabalho”. Minha profissão virou meu entretenimento. Steve Jobs já dizia: Quem faz o que gosta, faz bem feito, não se cansa e é feliz.

Descubra seus talentos.

Fuja da dor!

Gilmar de Oliveira

Gilmar de Oliveira

Gilmar Oliveira é professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Mais do autor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.