Deputado Odacy Amorim (PT) aponta protesto que une trabalhadores e pequenos empresários da construção civil contra Portaria 160

Odacy Amorim (PT),  repercute manifestação de pequenos construtores do Sertão do São Francisco contra mudanças nas regras de financiamento do Minha Casa Minha Vida. Em Petrolina, trabalhadores da construção civil fizeram protesto e pediram a revogação da Portaria nº 160 do Ministério das Cidades, que, entre outras exigências, só permite financiamentos do programa para imóveis que tenham laje e vias de acesso pavimentadas.  

“A portaria exclui os pequenos construtores do Minha Casa Minha Vida, que compram produtos localmente e geram diversos empregos direta e indiretamente. A medida pode gerar um efeito cascata de desemprego”, ressaltou. Conforme Amorim, a exigência de pavimentação só deveria ser feita para grandes construtoras. “Do jeito que está, o Governo Federal está travando o desenvolvimento das cidades”, avaliou.

O parlamentar criticou à reestruturação anunciada pelo Banco do Brasil, que deverá fechar 402 agências e instituir incentivos para aposentadoria de 18 mil funcionários.

“Não é isso que se espera de uma instituição que incentiva o desenvolvimento do Brasil. A direção diz que não fechará unidades nos municípios em que é a única instituição bancária, mas daqui a pouco muitas agências serão transformadas em postos bancários”, alegou o Odacy.  

Sobre o São Francisco, o deputado disse que a redução da vazão das barragens de Sobradinho e de Xingó, no Rio São Francisco, que era de 800 m³/s e passará, a partir desta segunda, a ser de 750 m³/s, podendo chegar a até 700 m³/s. “Essa vazão já foi de 1.500 m³/s, e vem sendo diminuída por causa da seca. É preciso que o Governo (Federal) comece a pensar na transposição do Rio Tocantins para o São Francisco, a fim de garantir irrigação para nossa agricultura. Mas essa medida sofre oposição da Agência Nacional de Águas (ANA) ”, acrescentou.

 

Sobre o autor:

Compartilhe este artigo:

Deputado Odacy Amorim (PT) aponta protesto que une trabalhadores e pequenos empresários da construção civil contra Portaria 160