AVÓS CONVERSAM COM NETOS

Meus netinhos, escutem bem o que vamos dizer: nossas falas estão abafadas porque estamos de máscaras; nossas mãos estão branquinhas e enrugadas de tanto lavarmos com água e sabão; estamos distantes de vocês porque o isolamento social exige. Todo cuidado é pouco. Chega mais pra lá, Esterzinha, são dois metros a distância recomendada.

A Covid 19 depois que entra no corpo, aperta os pulmões com as suas mãos malvadas e mata por asfixia. Vou mostrar como é doloroso; parem de respirar. Isso. Mais um pouco.
– Ah, vó, é muito ruim, a gente não aguenta.
– Pois é, com a Covid chega o momento em que você não pode respirar e morre. Por isso devemos ter muito cuidado.
– Vô, o que quer dizer Covid 19?
– Boa pergunta, Biel. É um nome formado por palavras inglesas. CO, vem de corona, VI, vem de vírus e D de disease que significa doença.
– Faltou explicar o 19.
– Clarinha, o 19 é porque essa doença começou a atacar em 2019.

Mas nós viemos conversar com vocês sobre outros assuntos. Estamos perto do … do …
Natal.
– Iarinha, você acertou. Natal, nascimento do Menino Jesus. Toda criança gosta do Natal. Por quê?
– Porque ganha presente do Papai Noel.
– Beleza, Murilo.

Sentem-se no chão e vamos conversar sobre a História do Brasil, o nosso pais, grandioso, cheio de belezas e rico em recursos naturais.
– Vô, quem é o dono do Brasil?
– O Brasil é de todos nós, de todos os brasileiros: pobres, pretos, brancos, índios, homens, mulheres, jovens, velhos etc.
– Mas não tem um que manda mais, como aqui em casa que é a mamãe e o papai?
– Era pra ter, porém atualmente está entregue às baratas … e as baratas estão tontas.
– Entregue às baratas?! Esquisito! Não estou entendendo!
– Rudá, depois explica para ele o que eu quis dizer.

Bom, dizem que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em 1.500. Esta informação é incorreta. Quando o português Pedro Álvares Cabral chegou aqui, as terras brasileiras eram habitadas por indígenas que tinham a sua própria cultura e falavam seus próprios idiomas. Os índios viviam felizes. Foram maltratados e escravizados. Muitos foram mortos. O Brasil não foi descoberto, foi roubado da população nativa, os índios. 

 Estamos aqui na casa de vocês, rodeados de brinquedos no chão. Se alguém chegar, invadir e ficar morando nessa casa, tomar os brinquedos e ainda obrigar a gente trabalhar pra ela, essa pessoa descobriu essa casa?
– Não.
– Muito bem, todos responderam corretamente num piscar de olhos. Foi o que aconteceu com o Brasil. Ele não foi descoberto; foi roubado.
A História do Brasil é a História contada pelos invasores, os opressores. Ninguém quer que essa verdade seja revelada. Aqueles que querem a escola sem partido, têm medo da verdade, estão do lado da mentira que agora recebeu o nome bonito de fake news.

Vou escrever um texto sobre essa nossa conversa e enviar para cada um. Peço que leiam com atenção, formulem três perguntas, respondam e enviem para o Abner que ele me encaminhará.

Quem cumprir essa tarefa ganhará uma hora de pula-pula em qualquer lugar shopping ou restaurante. Este é o nosso presente de Natal.

Adoramos vocês. Obrigado pela atenção. Ajudem-nos a nos levantar.
– ai ai ai ui ai ai. Que chão duro!

– Feliz Natal, queridos netos!

Gilmar Oliveira

Gilmar Oliveira

Gilmar Oliveira, Professor Universitário.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.