A RAIZ QUADRADA DA LIBERDADE

A fome, a miséria e a ambição justificam os acordos e os conluios cegos, trilha aberta com privação da liberdade, para satisfazer as necessidades essenciais do ser humano.

Alimentado, vestido e satisfeitas as suas demandas drásticas de subsistência, esta humana criatura, “bicho da terra tão pequeno”, percebe quanta falta lhe fazem a liberdade de escolhas e de expressão e os alimentos do espírito, em face da perda da sua condição de indivíduo e pessoa.

Aprende por fim, este frágil experimento de Deus, fruto da Criação, que a liberdade, uma vez perdida, não há como recuperá-la — salvo ao custo de amargas perdas e renúncias definitivas.

Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cientista político, exerceu o magistério na Universidade Federal do Ceará e participou da fundação da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, em 1968, sendo o seu primeiro diretor. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e reitor da UFC, no período de 1979/83. Exerceu os cargos de secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, secretário da Educação do Estado do Ceará, secretário Nacional de Educação Básica e diretor do FNDE, do Ministério da Educação. Foi, por duas vezes, professor visitante da Universidade de Colônia, na Alemanha. É membro da Academia Brasileira de Educação. Tem vários livros publicados.