Você está no emprego certo? por Rafaela Lemos

Para você, trabalho é felicidade? Já dizia o pensador e filósofo Confúcio, “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. O prazer do trabalho pode estar conectado à realização da vocação. Estimular a vocação é um processo de conhecer a si mesmo. Então me responda, você está feliz com sua profissão? Com a empresa em que trabalha?

Nos tempos de hoje, com a crise econômica que estamos enfrentando, a necessidade de encontrar um trabalho, ou melhor, qualquer trabalho, contribui com o efeito do descontentamento da vida profissional. A necessidade de ter que trabalhar, atrelada ao efeito do sustento financeiro, por vezes, deleta os sonhos e o desejo de descobrir o que queremos e o que não queremos.

A falta de identificação com o que faz pode ser considerada com uma das formas de adoecimento do colaborador e da empresa. Este é um perfil que prejudica a produtividade de todos. O comodismo é um dos maiores sintomas que fazem as pessoas manter-se estagnado no que faz. O medo de não arriscar contribui na insatisfação profissional.

Apesar da sociedade identificar o valor monetário com a realização no campo profissional, é necessário refletir sobre o esforço de estar desenvolvendo uma atividade que traz um certo sofrimento. Buscar a propensão é descobrir e fazer aquilo que se faz melhor.

O trabalho certo existe para todos e é interessante descobri-lo. A cada dia surgem novas áreas de atuação e com isso, novas formas de se reinventar. É fundamental questionar-se sobre o caminho que você está percorrendo. O despertar para a vocação é um reflexo do autoconhecimento.

Definimos como hobby algo que gostamos de fazer e que costumamos fazer com frequência. Muitos desses hobbies são o caminho para a vocação profissional. Os nossos talentos ou habilidades profissionais não precisam estar separados do que temos como lazer, são atividades que podem se misturar e se relacionar, trazendo um efeito do almejado sucesso profissional. Podemos definir como vocação, em poucas palavras, aquilo que sabemos, queremos e gostamos.

Rafaela Lemos

Psicologa formada pela UNIFOR e Pós Graduada em Psicodiagnóstico. Especialista em Gestão de Pessoas. Diretora executiva da Consultoria Vivaz Soluções em RH. Contao: [email protected]

Mais do autor

Rafaela Lemos

Psicologa formada pela UNIFOR e Pós Graduada em Psicodiagnóstico. Especialista em Gestão de Pessoas. Diretora executiva da Consultoria Vivaz Soluções em RH. Contao: [email protected]