Trabalhador & políticas de desenvolvimento

O economista vencedor do Nobel Josph Stiglitz defende que a participação doas organizações de trabalhadores nas políticas de desenvolvimento são decisivas, conforme matéria da revista Carta Capital.Leia trecho central:

O trabalho organizado, disse, desempenhou um papel bem conhecido nos países hoje desenvolvidos da América do Norte, da Europa e do Leste Asiático (como Japão, Coreia do Sul e Austrália) no sentido de estabilizar relações industriais, contribuir para preservar o capital organizacional e de conhecimento específico das empresas e mitigar as desigualdades de renda que podem ser agravadas pelo poder sem restrições dos empregadores.

Além disso, prosseguiu Stiglitz, o movimento trabalhista em muitos países desempenhou papéis sociais e políticos altamente construtivos, tendo criado e promovido o movimento de educação de adultos, o mutualismo na forma de associações de crédito, bancos e seguro mútuos, cooperativas de consumo, de mercado e de trabalhadores, sociedades de amigos e outras associações de auto-ajuda.

Organizou também movimentos democráticos para estender os direitos civis a todos os adultos, estabeleceu padrões de saúde e segurança, melhorou as condições de trabalho e por fim exigiu padrões para o trabalho infantil.

“Todos esses movimentos deram importantes contribuições ao desenvolvimento econômico e social de amplos contingentes populacionais no mundo agora desenvolvido”, sublinhou o economista.

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *