reguffe

Senador sem partido denuncia: com eleições indiretas, cada carguinho, cada pedacinho do Estado vai ser negociado por um deputado

O senador Reguffe (sem partido-DF) saudou a aprovação de sua proposta de emenda à Constituição que prevê eleições diretas para presidente em caso de vacância nos três primeiros anos de mandato. Ele acrescentou que o país precisa de reformas profundas de modo a recuperar a confiança do povo no sistema político. Entre outras propostas, Reguffe defendeu o voto distrital, o fim da obrigatoriedade do voto, a extinção da reeleição para cargos executivos, e o sistema de revogabilidade de mandatos.

Reguffe declarou esperar que o presidente Michel Temer deixe o cargo antes do fim do mandato. Neste caso, se a regra dos três anos for incorporada à Constituição, ela terá validade imediata e o substituto de Temer deverá ser eleito diretamente. Segundo o senador, não é o mais correto “para as pessoas de bem” que o país seja governado por um presidente eleito de forma indireta.

— Com eleições indiretas, cada carguinho, cada pedacinho do Estado vai ser negociado por um deputado. Se há parlamentares que vendem votos para votar projetos, simples projetos, que dirá para eleger o próximo presidente da República?

Agência Senado

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *