Que tal uma história geral da ignorância e da feiura?

Trecho do livro “Não contem com o fim do livro”, de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière, coordenado pelo jornalista Jean-Philippe Tonnac:

“…

Flaubert disse que a burrice é querer concluir. O imbecil pode chegar por si mesmo a soluções peremptórias, definitivas. Ele quer encerrar para sempre determinada questão. Mas essa burrice, frequentemente recebida como verdade, por determinada sociedade, é para nós, com o recuo da história, extremamente instrutiva. A história da beleza e da inteligência a qual limitamos nosso ensino, ou melhor, a qual outros limitaram nosso ensino, não passa de uma parte ínfima da atividade humana. Talvez seja inclusive preciso considerar – aliás, você tenta – uma história geral do erro e da ignorância, além da feiura.”

 

segundaopinião

segundaopinião

SEGUNDA OPINIÃO é um espaço aberto à análise política criado em 2012. Nossa matéria prima é a opinião política. Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais livre e mais mais justa. Nosso público alvo é o cidadão que busca manter uma consciência crítica. Nossos colaboradores são intelectuais, executivos e profissionais liberais formadores de opinião. O SEGUNDA OPINIÃO é apoiado pelo MOVIMENTO COESÃO SOCIAL.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *