Outubro-Rosa

Por detrás do Rosa, viral é feito nos bastidores da Campanha do IBCC

No mês de Outubro, a sociedade internacional se mobiliza em prol do combate ao Câncer de mama. Essa doença atinge principalmente as mulheres, mas não somente elas, existem casos diagnosticados de homens com câncer em uma das mamas. O ‘’Outubro Rosa’’, como é conhecido este mês, consiste em uma campanha mundial de conscientização e de combate ao câncer de mama.

Não poderia deixar o Outubro passar sem levantar a bandeira do movimento ‘’Rosa’’ também. Dessa vez não vou falar de um VT comercial em si, mas sim de VT elaborado nos bastidores da campanha do IBCC ( Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), que todo ano lança um VT comercial para conscientizar a população da prevenção e controle do câncer de mama. O vídeo se tornou viral nas redes sociais e vem mobilizando e fomentando o debate de vários assuntos satélites a essa doença.

De forma inesperada, os protagonistas da campanha são chamados para uma entrevista em outro setor do set. Um enquadramento focado no entrevistado, captando as emoções e cada gesto do discurso. A entrevista começa e são feitos recortes de partes que remetem ao tabu de se falar do câncer e de se encarar essa doença. O clímax  vem à tona quando a própria entrevistada revela que já teve câncer de mama e tira a blusa, ficando com seu busto todo exposto para o entrevistado.

De forma corajosa e inovadora, esse VT do making off propõe não só o combate e conscientização do câncer, mas também o debate aberto e franco de quem passa pela doença. De maneira original, vi uma campanha, ou a prévia dela, como é o caso, pensar nas mulheres que já passaram ou passam por isso. Levantam-se debates e reflexões, por exemplo, sobre como uma mulher se sente tirando uma mama. Será que eu a devo tratar com solidariedade, pois perdeu uma mama? Ou como uma vencedora e parabenizá-la?

O índice de cura do câncer de mama vem crescendo juntamente com avanço da tecnologia e da medicina, `mulheres que superaram um câncer de mama ` é um ‘’target’’ real e está sendo muito bem trabalhado pelo IBCC.

Confira o vídeo: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/10/campanha-de-combate-ao-cancer-de-mama-outubro-rosa-faz-20-anos.html

Referência:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/10/campanha-de-combate-ao-cancer-de-mama-outubro-rosa-faz-20-anos.html

http://www.ibcc.org.br/

Luis Eduardo Leal

Luis Eduardo Leal

Graduando em Comunicação Social.

Mais do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *