Tudo sobre: PerfilHQ: Entrevistas, Contextos e Entreolhares

O “Perfil HQ: Entrevistas, Contextos e Entreolhares” é um quadro de entrevistas do jornal online Segunda Opinião, criado pela jornalista Heliana Querino em 2016. Em comemoração aos 10 anos do Segunda Opinião, foi lançado em 2022 um livro contendo as primeiras 33 personalidades entrevistadas até então.

Esse quadro representa de forma genuína a essência de Fortaleza. Os entrevistados, que também são coautores, desempenham um papel significativo na vida da cidade e contribuem ativamente para a construção do seu tecido urbano, refletindo a diversidade humana presente em Fortaleza.

Essas pessoas possuem plena consciência da importância de sua atuação, missão e responsabilidade. Ao mencionarmos os “entrevistados”, abrangemos uma ampla gama de profissionais, como intelectuais, artistas, escritores, poetas, músicos, pintores, professores, jornalistas, médicos, advogados, boêmios, atores, editores e produtores culturais.

A Vida

A vida é uma longa estrada
Que precisamos trilhar
Alguns caminham bem rápido
Mas outros tão devagar
Cada um faz o seu tempo
O importante é chegar
Chegar à adolescência
E depois à fase adulta
Um ser humano de bem
Talvez uma pessoa culta
E aproveitar a vida
Que para alguns

Natália Correia: A Luz da Poesia Lusitana

“Por vezes fêmea. Por vezes monja.
Conforme a noite. Conforme o dia.”
No dia 13 de setembro, celebramos um marco na história literária de Portugal: o centenário de Natália Correia, uma figura singular que transcendeu as barreiras do tempo e do espaço

O Beijo sem Fadiga

No cenário urbano repleto de mistérios, os gatos Doris Lessing e Gabriel de Deus encontram refúgio e amor mútuo. Seu beijo sem fadiga transcende o tempo e a realidade, sendo testemunhado pela musa Rita Lee e pelas palavras de Clarice Lispector. Dessa união fugaz nasce uma nova geração de felinos, herdeiros da coragem e criatividade dos pais. Benjamin, Ulysses, Senhorita T e Claudine Colette são os destemidos navegadores das palavras, desafiando convenções e deixando marcas na literatura. Adotados por uma escritora, o destino dos filhotes se desdobrará na próxima edição.

De Licânia a Mossoró, o perfil de um contador história

O nosso primeiro entrevistado do ano é um‌ ‌contador‌ ‌de‌ ‌histórias que poetiza‌ ‌porque‌ ‌precisa‌ ‌de‌ ‌tal‌ ‌prática‌ ‌para‌ ‌irrigar‌ ‌o‌ ‌seu‌ verbo,‌ ‌tornando-o‌ ‌mais‌ ‌humano,‌ ‌lírico‌ ‌e‌ ‌solidário. ‌Clauder Arcanjo é escritor, membro da Academia de Letras do Brasil.